Acabou a polêmica: Secretário da Saúde explica razão para aplicação da vacina sem luva

Foto: Secom

Após a divulgação das imagens do início da vacinação contra a covid-19 em Salvador, dois detalhes chamaram atenção dos internautas e viraram pauta no Twitter: as pessoas que estavam realizando a aplicação não usaram luvas e nem fizeram o “procedimento padrão” de passar álcool na pele. 

“Vacina chegou em conquista. Prefeitura postou vídeo com alguém manuseando e abrindo a vacina sem luva e cheia de acessórios na mão e no braço”, escreveu uma internauta. “Que agonia ta me dando ver esse povo aplicando a vacina sem ao menos colocar uma luva, biossegurança ficou com Deus”, publicou outra. 

Entre os comentários de desaprovação, uma mulher twittou concordando com o procedimento. “Pior que tá certo, primeiro que vacina intramuscular não tem contato com sangue, segundo que o protocolo é aplicar sem luva e higienizar as mãos a cada aplicação, a luva é praticamente inútil e no contexto atual não ta tendo muita oferta de luva por ai”.  

Com a proporção da polêmica, o Secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas explicou através do seu perfil no Twitter que é o “protocolo recomendado”.

Fábio Vilas-Boas ainda compartilhou um registro explicativo do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. 

(iBahia)