Alagoinhas: 75% concluída, obra de prevenção a alagamentos será entregue em junho

-
Foto: Reprodução

A Prefeitura de Alagoinhas contabiliza mais de 75% de execução da obra de macrodrenagem da Lagoa da Cavada, investimento em prevenção a alagamentos de mais de R$ 12 milhões que irá contemplar localidades como Chico Mendes, Conselheiro Dantas, 8 de Dezembro, Avenida Rio Branco, Alagoinhas IV, Cavada, Inocoop I e Dantas Bião. A previsão é que todas as etapas sejam concluídas em junho.

Iniciada em maio de 2019 e com execução de mais de 1200 metros de drenagem, a obra avança, chegando a sua etapa final na rua B, na Inocoop I, com a frente de trabalho para implantação do túnel de drenagem de 360 metros. O túnel está sendo construído a partir de uma tecnologia com método não destrutivo – que não danifica o pavimento.

Na lagoa da Cavada, área em que há historicamente o registro de alagamentos durante as chuvas, foi instalado um vertedouro, dispositivo de engenharia para direcionar as águas excedentes da lagoa para o túnel, evitando alagamentos no local. Por sua vez, o túnel será responsável pela condução dessas águas excedentes até a região do Horto, de onde elas seguirão seu fluxo natural.

A obra inclui também a execução de trechos de drenagem em galerias de concreto armado e em rede de tubo PEAD (material de alta resistência) e dragagem (limpeza) da lagoa.

AVENIDA RIO BRANCO
A Prefeitura Municipal entregou, no dia 31 de dezembro de 2019, a pavimentação e a microdrenagem da Avenida Rio Branco, via que se estende da Praça Kennedy a Alagoinhas IV, nas proximidades da BR-101. Foram mais de 3 quilômetros de extensão recuperados, contando com a microdrenagem, pavimentação, passeios e acessibilidade.

A macrodrenagem da Cavada, quando finalizada, também atenderá a Avenida Rio Branco, encerrando um ciclo histórico de alagamentos no local. (BN)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui