América-MG empata com Brasil de Pelotas e pode perder a liderança da Série B

Foto: Estevão Germano/ América-MG

Brasil de Pelotas e América Mineiro se enfrentaram na tarde desta terça-feira, 19, no estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS), em partida válida pela 36ª rodada da Série B. Na 11ª posição, com 47 pontos, os donos da casa já não tinham praticamente nada a fazer no torneio. Os visitantes, por outro lado, mesmo tendo a vaga à elite já garantida, tinham um objetivo bem definido. O Coelho, com 68 pontos, um a mais do que a vice-líder Chapecoense, queria vencer parar continuar brigando pelo título da Série B.

A etapa inicial em Pelotas foi de leve domínio do América. Apesar de o placar permanecer zerado no final dos primeiros 45 minutos, as melhores chances foram dos mineiros. Logo no início do jogo, Ademir limpou a zaga e cruzou da direita na cabeça do volante Alê, que perdeu boa chance. Aos 22, o lateral-esquerdo João Paulo cobrou falta de longe e quase encobriu o goleiro gaúcho.

Só que o lance que gerou mais polêmica foi favorável ao Brasil de Pelotas. Aos 23, o atacante Dellatorre estava invadindo a área e acabou derrubado pelo zagueiro Anderson Jesus. O árbitro Salim Fende Chavez marcou pênalti. Mas, depois de interferência do bandeira, a infração foi marcada, de forma equivocada, fora da área.

O segundo tempo não foi muito diferente. O América manteve a posse de bola por mais tempo. Só que não conseguiu criar oportunidades claras. Uma delas, talvez a única, ocorreu aos três minutos. O lateral-direito Joseph mandou uma bomba de longe. A bola passou muito perto da trave. No mais, o jogo teve poucas emoções. Mesmo após a expulsão do lateral-esquerdo Bruno Santos, do Brasil de Pelotas, aos 19 minutos, o ritmo do jogo não mudou.

Aos 42, os jogadores do Coelho chegaram a reclamar de um pênalti não marcado sobre o atacante Lohan.

Com a igualdade, o América chegou aos 69 pontos e só perde a liderança ao final da rodada se a Chapecoense vencer a Ponte Preta na Arena Condá na próxima quinta-feira, 21. Para o Brasil de Pelotas, o resultado não alterou muita coisa na tabela. A equipe está em 11º com 48 pontos.

O América-MG disputa seu penúltimo jogo na Série B desta temporada no sábado, 23, contra o Confiança, no estádio Batistão, em Aracaju. Já o Brasil vai até Maceió para pegar o CSA na sexta-feira, 22.

(A Tarde)