Após expectativa de reabertura dos Shoppings da Bahia, o de S. A. de Jesus permanece fechado devido ao decreto municipal

-
Foto: Reprodução

O Governo do Estado da Bahia deve apresentar nesta terça-feira (30), as regras e fases para retomada da economia que foi paralisada devido a pandemia do Covid-19.

Estas regras é resultado da união do prefeito de Salvador, ACM Neto, e o governador da Bahia, Rui Costa, para a construção de um plano completo com protocolos para retomada das atividades econômicas em municípios baianos afetados pela pandemia do novo coronavírus.

O Coordenador regional da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), Edson Piaggio disse ao Bahia.ba que o tempo que os Shoppings Centers ficaram sem funcionar, desde 21 de março, representou uma perda de faturamento do segmento de R$ 2 bi – cerca de R$ 600 milhões mensais -, já consideradas as quedas de venda no Dia das Mães, Dia dos Namorados e São João.

Piaggio tem a expectativa de que a reabertura dos centros de compras seja anunciada nesta terça-feira (30) e que sete estabelecimentos já estão autorizados a reabrir na Bahia – três em Feira de Santana, dois em Vitória da Conquista, um em Teixeira de Freitas e um em Santo Antônio de Jesus.

Ele justifica que os shoppings estão preparados, com protocolos prontos, elaborados por entidade nacional com auxilio de especialistas na área sanitária. E que essa proposta já foi apresentada e discutida com a prefeitura de Salvador. Entre as regras previstas, estão funcionamento das 12hs às 20hs, para não sobrecarregar o transporte público, e limite de pessoas nas áreas comuns e em cada loja, levando em conta consumidores e funcionários.

Em contato com o Voz da Bahia, o proprietário do Shopping Itaguari de Santo Antonio de Jesus, Jairo Passos, não confirmou a reabertura do centro de compras após Decreto Municipal que prorroga o fechamento do comércio por mais 7 dias (veja aqui). Veja o Decreto nº 190, de 28 de junho de 2020 aqui.

Redação Voz da Bahia