As empresas Apple e Google, duas das maiores rivais no mundo dos celulares, reuniram forças para criar uma tecnologia capaz de monitorar o avanço do novo coronavírus.
A proposta do programa, que será compatível com ambas as plataformas, iOS e Android, tem como proposta cruzar os contatos da agendados celulares e o sistema bluetooth para detectar automaticamente a proximidade entre as pessoas.
Os aparelhos fariam uma leitura de proximidade a cada cinco minutos e armazenariam essas informações num banco de dados.
O projeto será implementado em duas fases: na primeira, que deve ser concluída até o mês de maio, elas estarão disponíveis para agências de saúde e outros parceiros do projetos e ao instalar o aplicativo no celular ele irá utilizar o bluetooth para detectar se o usuário se aproximou de pessoas possivelmente contaminadas.
Na segunda fase, o aplicativo estará liberado para o uso de novos usuários, sem precisar ser da área de saúde.
As empresas garantem a segurança dos dados dos usuários, afirmando que o rastreamento só irá acontecer com a autorização de quem instalou o aplicativo.
“Todos nós na Apple e no Google acreditamos que nunca existiu um momento mais importante do que este para trabalharmos juntos com o objetivo de resolver um dos problemas mais urgentes do mundo. Por meio de uma estreita cooperação e de colaboração com os desenvolvedores, governos e prestadores de saúde pública, esperamos usar o poder da tecnologia para ajudar países ao redor do mundo a reduzir a propagação da covid-19 e acelerar o retorno à vida cotidiana”, diz o comunicado. (Bahia.Ba)