O Ex-BBB, produtor cultural, diretor, ator carioca Rodrigo França denunciou, neste sábado (9), nas redes sociais, a ação de PMs contra dois jovens negros de Salvador que trabalhavam na reforma de um imóvel no Centro Histórico da capital baiana.
Rodrigo, que também é filósofo, cientista social e professor conta que a revista dos PMs, que ocorreu na região turística do Santo Antônio Além do Carmo, foi truculenta e que mesmo os jovens dizendo que trabalhavam no imóvel, eram ironizados e provocados pelos policiais.
O ator registrou um vídeo nas rede sociais fazendo um desabafo pela situação. Testemunhas também chegaram a gravar parte da abordagem.
“Eu estava indo almoçar e dois jovens negros estavam sendo revistados de maneira truculenta, hiper violenta pela Polícia Militar de Salvador. Agora, o policial alegou que foi desrespeitado pelo jovem de 19 anos e levou todo mundo para a delegacia. Covardia. Como ele viu que a gente estava olhando tudo, não quis voltar atrás e disse que foi abuso de autoridade”, contou.
O ator está em Salvador junto com a equipe do espetáculo “Contos Negreiros do Brasil”, a peça terá apresentações no próximo final de semana na capital baiana, mas o grupo atua na divulgação da montagem e tem uma viagem prevista Moçambique na noite deste sábado.
Segundo Rodrigo, ele e sua equipe tentou conversar com policiais, mas sem sucesso, todos foram parar na delegacia. Um dos jovens abordados foi detido e levado na viatura da PM. (G1/Bahia)