Câmara dos EUA aprova impeachment de Trump

-
Foto : Adam Schultz / Biden for President

Com 217 votos a favor e 192 contra, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou o impeachment do presidente Donald Trump nesta quarta-feira, 13. Agora, o afastamento definitivo de Trump depende do Senado, onde são necessários dois terços dos votos.

Atualmente, o Senado está em recesso e Trump deixa o cargo no próximo dia 20, por isso a definição não tem data para acontecer. O pedido formal de abertura do processo foi apresentado na segunda-feira, 11, pela segunda vez em seu mandato.

Trump foi considerado culpado por incitar à violência que resultou na invasão do Capitólio, a sede do Congresso americano, na semana passada. Antes, em 2020, ele havia sido sido declarado culpado por obstrução ao Congresso e abuso de poder.

É a primeira vez na história dos EUA em que um presidente é submetido a dois processos de impeachment — no primeiro deles, Trump foi condenado na Câmara e absolvido no Senado, de maioria republicana. A expectativa desta vez é que alguns republicanos sejam favoráveis a seu afastamento.

(A Tarde)