Somente este ano, os técnicos da Coelba realizaram no município de Valença, recôncavo baiano mais de cinco mil inspeções e autuaram 1,3 mil unidades consumidoras por situação irregular, entre residências e unidades comerciais.
Em todo o estado, de janeiro a setembro, mais de 162 mil inspeções foram realizadas e 58 mil unidades foram autuadas e desativadas. A energia recuperada nessas operações é suficiente para abastecer o município de Santo Antônio de Jesus por quase dois anos.
O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode chegar a oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Como denunciar
Para reduzir os riscos e o furto de energia, a Coelba mantem um programa constante de inspeções. A empresa possui canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, como o telefone 116 ou o site www.coelba.com.br. Não é preciso se identificar para passar as informações.(Ascom)