Apesar do cancelamento da Lavagem do Bonfim, baianos e turistas poderão professar a fé em Senhor do Bonfim de forma virtual. Para garantir as homenagens e louvores, a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim adaptou a programação, seguindo os protocolos de segurança.
Prevista para quinta, 13, a caminhada “Lavagem de Corpo e Alma” não será realizada. Pelo segundo ano seguido, a lavagem das escadarias também foi suspenso, assim como as atividades presenciais entre as basílicas da Conceição da Praia e do Bonfim.
Na edição deste ano, haverá uma homenagem aos mais de 620 mil mortos pela Covid-19 no Brasil, além da mensagem e bênção do padre Edson Menezes, reitor da Basílica, que será transmitida pelas redes sociais da Basílica e pelo site, às 10h30.
Para manter viva a tradição, ocorrerá ainda a Caminhada Virtual do Bonfim. Os participantes são convidados a praticar um gesto de solidariedade adquirindo uma camisa, no valor de R$33, a ser revertida ao projeto Bom Samaritano. Mais informações podem ser obtidas pelo site.
A igreja será aberta somente às 18h, para a missa da novena. Iniciada no dia 8, a cerimônia segue até sábado, 15, com transmissão ao vivo através das redes sociais da Basílica, às 19h.
Já no domingo, 16, dia da Festa do Senhor do Bonfim, a programação terá início com o repique dos sinos da Basílica, às 5h. O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, o Cardeal Sérgio da Rocha, presidirá a Missa Solene às 10h30 e, ao final da celebração, concederá a Bênção Apostólica com Indulgência Plenária.
Durante todo o dia, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim ficará exposta na frente da Basílica.
Para encerrar a programação, às 18h, acontecerá um momento de oração pela contenção da atual pandemia, da violência e de outros males da atualidade. (ATarde)