A ex-primeira-dama de São Paulo Ana Estela Haddad, esposa do futuro ministro da Economia, Fernando Haddad, deve chefiar a Secretaria da Saúde Digital do Ministério da Saúde, pasta que será criada na gestão do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As informações são da Folha de S.Paulo.
A nova secretaria foi sugestão da equipe de transição do governo Lula voltada para a Saúde. Com isso, o Datasus (sistema de informática do SUS) seria direcionado para a nova pasta —que também deve cuidar da área de telessaúde. O convite para Ana Estela Haddad foi feito pela futura ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Ana Estela tem conhecimento na área da telessaúde e atua como coordenadora do Núcleo de Telessaúde e Teleodontologia da Faculdade de Odontologia da USP. Neste mês, ela tomou posse como professora titular do departamento de ortodontia e odontopediatria da Faculdade de Odontologia da USP.
Se aceitar o cargo, Ana Estela vai para mais uma experiência em uma área pública. Anteriormente, ela atuou como assessora do ministro da Educação de 2003 a 2005 e foi diretora de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde de 2005 a 2012. (ATarde)