Estudo mostra que dengue pode fornecer imunidade contra a Covid-19

-
Foto : Leopoldo Silva/Agência Senado

Um estudo liderado por um cientista brasileiro, professor da Duke Univerdity, nos Estados Unidos, mostrou que a exposição à dengue pode fornecer algum nível de imunidade contra a Covid-19.

A pesquisa, liderada por Miguel Nicolelis, foi publicada na plataforma medRxiv. Segundo ele, locais que sofreram surtos mais intensos de dengue são os mesmos que tiveram taxas mais baixas de infecção por coronavírus.

“Se comprovada como correta, essa hipótese pode significar que a infecção por dengue ou a imunização com uma vacina eficaz e segura contra a dengue poderia produzir algum nível de proteção imunológica”, disse o pesquisador, em entrevista ao portal R7.

“Isso indica que há uma interação imunológica entre dois vírus que ninguém poderia esperar, porque os dois vírus são de famílias completamente diferentes”, pontuou.

Ainda de acordo com o pesquisador, a descoberta aconteceu por acaso. “Foi um choque. Foi um acidente total. Na ciência, isso acontece, você está atirando em uma coisa e acerta um alvo que nunca imaginou que acertaria”, observou.

(BNews)