Lençóis, na Chapada Diamantina, voltará a receber turistas a partir da próxima semana

-
Foto:: Fernando Vivas/ Ag A Tarde

A cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, poderá receber turistas novamente a partir da próxima quinta-feira, 1º. Um dos principais destinos turísticos na Bahia vive a expectativa do retorno dos visitantes, após a restrição de acesso provocada pela pandemia da Covid-19 (novo coronavírus). As normas e a data de reabertura gradual foram publicadas pela prefeitura, nesta sexta-feira, 25.

Para que seja permitida a entrada de turistas, será preciso apresentar laudo de teste para Covid-19 e comprovante de reserva em um dos meios de hospedagem vistoriados e autorizados pelo município. Os documentos serão exigidos na Barreira Sanitária ou na chegada à rodoviária. O teste com resultado negativo deverá ter sido realizado até 72h antes da chegada a Lençóis. Também será aceito laudo comprovando que a pessoa já foi contaminada pela Covid-19 até três meses antes da entrada na cidade.

Restrita a 50% da capacidade de atendimento nos estabelecimentos turísticos, Lençóis terá como atrativos ao público a visitação aos parques municipais, Parque da Muritiba, Cachoeira do Mosquito, Complexo Arqueológico Serra das Paridas, Balneário Mucugezinho, respeitando as medidas sanitárias, como o distanciamento, uso de máscara, higienização das mãos e sem aglomerações.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão gestor da região, não será permitida a visitação em atrativos do Parque Nacional da Chapada Diamantina, a exemplo da Cachoeira do Sossego, Fumaça (por baixo) e Gruta do Lapão. Apesar da liberação do transporte rodoviário, os voos comerciais no Aeroporto de Lençóis continuam suspensos.