Além do PDT, de Ciro Gomes, Cidadania, PSDB e MDB, que formam coligação integrada por Simone Tebet, discutirão apoio a Lula ou Bolsonaro
Partidos políticos se reúnem nesta terça-feira (4/10) para definir qual candidato apoiarão no segundo turno das eleições para presidente da República: Lula (PT) ou Jair Bolsonaro (PL).
A cúpula do PDT, partido de Ciro Gomes — que se candidatou ao Planalto mas terminou a disputa com 3,04% dos votos —, se reúne às 11h30
Conforme apurou a coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles, o presidente do partido, Carlos Lupi, defenderá que a sigla apoie Lula no segundo turno. Além disso, o político deve propor que o PT incorpore três propostas de Ciro Gomes no plano de governo de Lula. O tema será discutido nesta manhã.
Líderes do Cidadania também se encontram nesta terça, ao meio-dia. O partido integra a coligação formada por MDB, PSDB e Podemos, que lançou Simone Tebet (MDB) como candidata. A senadora terminou o pleito com 4,16% dos votos.
Em nota, o presidente do partido, Roberto Freire, declarou apoio a Lula e disse esperar que a sigla siga o mesmo movimento.
A executiva nacional do PSDB também se reunirá nesta terça para definir o posicionamento no segundo turno. A sigla deve liberar os diretórios estaduais para definirem apoio.
Segundo turno
Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) decidirão no segundo turno quem vai presidir o Brasil pelos próximos quatros anos. É a sexta vez seguida que uma eleição presidencial não é definida no primeiro turno.
Segundo a apuração dos votos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 9h desta terça, com 99,99% das urnas apuradas o petista alcançou 48,43% dos votos válidos e o atual presidente tinha 43,20%. (Metrópoles)