Macaúbas: Sem saber de infecção por Covid-19, família tem contato com corpo de criança

-macaúbas
Foto: Reprodução / Portal de Macaúbas

Macaúbas possui um caso confirmado da Covid-19. Uma criança foi encaminhada em Salvador após sofrer um traumatismo craniano. No hospital, não resistiu e acabou falecendo. Após o óbito, foi feita a coleta de material e um teste confirmou a contaminação pelo novo coronavírus (veja aqui).

Entretanto, segundo fontes do Bahia Notícias na prefeitura de Macaúbas, a família e a Secretaria de Saúde do município não foram informadas da suspeita, procedendo o sepultamento da criança sem os cuidados necessários em casos de contaminados pelo novo coronavírus.

Pessoas da família tiveram contato com o corpo. Uma pequena carreata conduziu a criança ao sepultamento. Entretanto, apesar da comoção da comunidade pelo óbito, a prefeitura garante que ninguém além da família desceu do carro e fez contato direto com o caixão.

Após a confirmação do teste positivo da criança para Covid-19, a população ficou assustada. Nas redes sociais, moradores perguntam à prefeitura sobre o contato de pessoas com o corpo da criança e uma possível contaminação como consequência.

A prefeitura fez testes rápidos em todas as pessoas que participaram do velório, sendo que todos os resultados deram negativo. Mesmo assim, segue a preocupação, visto que esse tipo de exame detecta anticorpos, que começa a ser produzido entre cinco e sete dias após a infecção. A gestão municipal garante que está monitorando e que fará novas avaliações.

ESCLARECIMENTO

O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) nesta terça-feira (2) apresentava Macaúbas com dois casos confirmados da Covid-19. A prefeitura contestou e disse não ter conhecimento de nenhum novo caso. Nesta quarta (3), a Sesab publicou novo ranking, corrigindo o número de infectados para um. (BN)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui