Oito municípios baianos registram seus primeiros casos do novo coronavírus

-sesab
Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias

Os municípios de América Dourada, Caetité, Cocos, Condeúba, Itaguaçu da Bahia, Miguel Calmon e Paratinga registraram, nesta terça-feira (19), seus primeiros confirmados casos do novo coronavírus, conforme boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

O boletim também incluiu os casos confirmados em Itiúba e Riachão do Jacuípe, antecipados pelo Bahia Notícias. Os registros em Biritinga, Casa Nova e Jeremoabo, também informados pelo BN, ainda não foram computados pela Sesab. Contabilizando todos, o estado alcançou 223 municípios com registros da Covid-19.

O grande número de novos municípios incluídos no “ranking” da pandemia no estado pode ser explicado pela integração das três bases de dados do Ministério da Saúde, que foram consolidadas pelo governo estadual. Agora, boletim da Sesab inclui casos confirmados laboratorialmente, testes rápidos e também correlação clínica.

AMÉRICA DOURADA

Em América Dourada, a Sesab registrou apenas um caso. A prefeitura do município localizado na região de Irecê, não divulgou nenhum comunicado acerca do caso até a publicação desta nota.

CAETITÉ

Caetité, no Sertão Produtivo, também apareceu com um caso registrado da Covid-19. Entretanto, a prefeitura do município já contabiliza dois casos. O primeiro, registrado no dia 12 de maio, foi um homem que esteve a trabalho na região sul do estado e retornou com sintomas da doença. O segundo caso, registrado nesta terça, foi de um homem que teve contato com o primeiro contaminado.

A prefeitura informou que o número de testes disponibilizados pela Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) é pequeno e que, portanto, não seria possível realizar os exames de todas as pessoas que apresentarem sintomas ou que chegaram de municípios com casos positivos da Covid-19.

COCOS

Na região da Bacia do Rio Corrente, o município de Cocos também registrou o primeiro caso do novo coronavírus. A prefeitura local confirmou o primeiro contaminado, mas não divulgou detalhes, como origem da contaminação, idade ou gênero.

CONDEÚBA

Em Condeúba, na região de Vitória da Conquista, a prefeitura já havia confirmado o primeiro caso no último sábado (16). Trata-se de um homem de 35 anos, que esteve em São Paulo e, assim que chegou ao município, ficou em isolamento domiciliar, para evitar a proliferação do novo coronavírus.

ITAGUAÇU DA BAHIA

Até o momento desta publicação, a prefeitura de Itaguaçu da Bahia, na região de Irecê, não publicou nenhuma informação acerca do caso confirmado da Covid-19 no município. A Sesab indica apenas um contaminado na cidade.

MIGUEL CALMON

Miguel Calmon, município localizado no Piemonte da Diamantina, registrou nesta terça-feira (19) seu primeiro caso da Covid-19. Uma mulher de 55 anos, com neoplasia e hipertensão arterial como comorbidades, acabou falecendo na última sexta-feira (15) em um hospital público de Salvador. A prefeitura não divulgou nenhum comunicado até o momento desta publicação.

PARATINGA

Enquanto a Sesab confirmou o primeiro caso do novo coronavírus no município de Paratinga, na região do Velho Chico, a prefeitura ainda não havia publicado nenhuma informação acerca da contaminação até o momento da finalização desta nota.(BN)