Postos de saúde de Salvador farão vacinação de adolescentes contra meningite e infecções generalizadas

-
Vacina estará disponível nas 143 salas de imunização da rede municipal de saúde — Foto: Jornal Nacional

O Sistema Único de Saúde (SUS) de Salvador vai oferecer, a partir de segunda-feira (8), mais um tipo de vacina contra meningite. Chamada Meningo ACWY, a vacina protege contra meningite e infecções generalizadas causadas por diversos tipos da bactéria meningococo.

O público alvo da imunização é composto por adolescentes que tenham entre 11 e 12 anos de idade. As doses estarão disponíveis nas 143 salas de imunização da rede municipal.

De acordo com a subcoordenadora de Controle de Doenças Imunopreveníveis, Doiane Lemos, a introdução da ACWY na rede básica será fundamental para ampliar a proteção e quebrar a cadeia de transmissibilidade da meningite em Salvador.

“Reforçamos o pedido para pais e responsáveis pelos adolescentes de 11 a 12 anos, que devem procurar os postos de saúde para imunização. A vacina é administrada em dose única, mesmo nos jovens que já foram protegidos pela meningocócica C na primeira infância. A vacinação é a melhor forma de proteção contra a meningite”, explica.
Para tomar a vacina é necessário apresentar a carteira de vacinação e um documento oficial de identificação com foto. As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17 horas.

O objetivo do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 80% do público-alvo. Em Salvador, estima-se que 85 mil adolescentes encontram-se nessa faixa etária do público eletivo. (G1/BA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui