Rui Costa pede ao STF anulação do emprego da Força Nacional no sul da Bahia

-
Foto : Manu Dias/GOVBA

O governador da Bahia, Rui Costa, disse hoje (16) nas redes sociais que formalizou um pedido de anulação da portaria do Governo Federal que autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança nas cidades de Prado e Mucuri, no sul da Bahia.

Cerca de 100 homens da Força Nacional estão reforçando a segurança nos assentamentos da reforma agrária. O envio do grupo foi feito pelo pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a pedido do Mistério da Agricultura, após um ataque que deixou oito feridos e casas destruídas na semana passada, em Prado.

“Por meio da nossa Procuradoria Geral do Estado, também solicitamos que o STF obrigue a União a retirar todo o contingente da Força Nacional desses municípios e não admita o seu emprego em território baiano sem que haja solicitação formal e expressa nossa”, disse.

De acordo com Rui, a ação foi feita “sem qualquer respaldo legal”. “A ação do Governo Federal colocou sob ameaça o pacto federativo, cláusula pétrea da nossa Constituição. Revela o total desprezo às regras de convivência democrática, além do uso político da Força Nacional”, completou.

(Metro1)