Secretário de SAJ revela que a fala do Governador é pertinente mais que transmissão da Covid-19 no município ainda está baixa

-Leandro Lobo

O Governador do Estado da Bahia, Rui Costa (PT) em entrevista coletiva nesta quinta-feira (28) comentou sobre os números atuais de casos de Covid-19 em Santo Antonio de Jesus, para Rui, “se o comércio fica aberto a explosão vai se multiplicar”, (reveja aqui). Diante da afirmação do Governador, o Secretário de Saúde do município, Dr. Leandro Lobo declarou que a fala de Rui Costa foi prudente e pertinente, mais que a velocidade da transmissão está baixa.

“Ele tem um olhar muito cauteloso em todos os municípios. A fala dele é para chamar atenção para se há um aumento do número de casos, nós já sabemos que essa situação epidemiológica caminha para flexibilização paulatina ou um fechamento de determinadas cadeias produtivas”, disse.

Segundo Lobo, na última reunião da Secretaria de Saúde do Estado, o secretário chamou atenção para que os municípios fiquem atentos para uma taxa de crescimento de infectados acima de 6,5 por dia, porém atualmente em Santo Antonio de Jesus, a taxa está em 1,6 por dia. “Se estão surgindo novos casos no município, é dever do Secretário e Prefeito iniciar uma análise para ver se o momento é pertinente para uma interrupção, flexibilização, lockdown ou manejamento do equilíbrio saúde-economia”, expôs.

Dr. Leandro Lobo salientou ainda que o monitoramento que está sendo realizado tem por objetivo manter o equilíbrio e que a velocidade de transmissão do coronavírus está abaixo para uma cidade acima de 100 mil habitantes, “estamos monitorando a rede de saúde de Santo Antonio de Jesus, porque o Covid-19 é um quadro que enforca a rede, e até o momento conseguimos permanecer com esse equilibro, mas a fala dele (Rui Costa) é muito pertinente. Fiquemos em casa para que todo esse trabalho da secretaria não esteja perdido e mais, que as politicas daqui pra frente priorizem esse equilíbrio saúde-economia. Aviso, não há um alarme epidemiológico nesse momento”, concluiu.

Reportagem: Voz da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui