Seminário Biopolíticas e Mulheres Negras terá transmissão online

-
Foto: Adilton Venegeroles/ Ag. A Tarde

O Ministério Público da Bahia promove no próximo dia 24 de julho a 5° edição do Seminário Biopolíticas e Mulheres Negras. Devido à pandemia de Covid-19, o evento será transmitido online, por meio da plataforma Microsoft Teams. A inscrição pode ser feita através do site do MP-BA.

O evento será realizado um dia antes da comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). O fórum de discussão é integrado por mulheres negras que vão avaliar questões raciais e de gênero, diretamente ligadas a temáticas da violência doméstica, do feminicídio e do genocídio da juventude negra.

Além disso, no Brasil o dia 25 de julho é dedicado à líder quilombola Tereza de Benguela, que liderou uma resistência à escravidão no século XVIII, onde hoje é o estado do Mato Grosso.

A promotora e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação, Livia Vaz, pontua que o tema é importante no Brasil, onde mulheres negras são a maioria entre as vítimas de violência.

“São iniciativas importantes. Mas precisamos também partir para ações concretas para pautar mudanças estruturais”, diz a promotora. “É preciso reconhecer a existência do racismo estrutural e o privilégio das pessoas brancas, compreendendo que a questão racial é um fator determinante para a desigualdade no país”, completa Livia Vaz. (A Tarde)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui