Um grupo de trabalhadores do setor de supermercados de Salvador iniciaram um protesto em frente à prefeitura municipal, nesta segunda-feira (14). Eles reivindicam que a categoria seja incluída no grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19.
No local, os manifestantes exibem cartazes e gritam palavras de ordem.
Uma das representantes da mobilização, Rosa de Souza, disse que o grupo está trabalhando desde o início da pandemia e entrou em contato com vários órgãos públicos. Segundo ela, a prefeitura, o Ministério Público e a Câmara Municipal foram acionados, mas não houve retorno positivo.
“Os trabalhadores e trabalhadoras de supermercado estão nessa pandemia desde o início, e não têm sido reconhecido para ter direito à vacina. Iniciamos a campanha em dezembro, quando a gente percebeu que os órgãos públicos não estavam com o compromisso para vacinar esses trabalhadores”, disse.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou, no entanto, que não tem autonomia para incluir categorias entre os grupos prioritários no plano de vacinação.
O órgão disse também que segue as orientações preconizadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 do Ministério da Saúde, recomendadas pela Comissão Interestadual Bipartite (CIB). (BN)