Vários incêndios foram registrados em lotes e áreas de vegetação nesta quarta em Guanambi

-
Foto: Smtran

Vários incêndios foram registrados em lotes e áreas de vegetação, nesta quarta-feira (23) em Guanambi. Os registros foram feitos pela brigada de incêndio da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran).

De acordo com o órgão, o primeiro foco de incêndio ocorreu no Residencial dos Pássaros, por volta das 12h. O fogo atingiu grande parte da vegetação, em uma área aberta, próxima há algumas residências. As chamas foram controladas pela brigada, por volta da 14h.

Incêndio na Lagoa de João Amaral

Na tarde desta quarta-feira (23), outro incêndio foi registrado nas imediações da Lagoa de João Amaral, às margens da Avenida do Trabalhador.

Segundo a Smtran, o fogo iniciou em um amontoado de lixo, por volta das 17h, no entanto, foi rapidamente controlado pelos brigadistas, sem muitos prejuízos a fauna e flora local.

Foto: @latinhalelis

Incêndio no bairro Monte Azul

Ainda nesta quarta-feira (23), outro incêndio foi registrado no bairro Monte Azul, por volta das 21h. De acordo com a Smtran, os focos ocorreram em terrenos baldios ao lado de várias residências e os agentes foram acionados para conter a propagação.

Foto: Smtran

Incêndio na Zona Rural

Logo após o incêndio no bairro Monte Azul, nesta quarta-feira (23), outro incêndio foi registrado pela Smtran, as margens da BA-573 que liga Guanambi ao Suruá. O fogo iniciou próximo a localidade do pontilhão (zona rural de Guanambi) onde irá passar o viaduto da Ferrovia Oeste Leste (Fiol).

Foto: Smtran

Incêndios na região

O tempo quente e seco característico desta época do ano contribui para o surgimento de grandes queimadas. No último final e início desta semana foram registradas altas temperaturas na região e a umidade relativa do ar chegou a níveis críticos.

Além disso, a vegetação seca devido há mais de 160 dias sem chuva significativa, deixa o período mais propício a grandes queimadas, sobretudo em vegetações na zona rural.

Um exemplo foi o incêndio de grandes proporções que consumiu uma área de vegetação próximo à cidade de Caetité, neste domingo (20). O desastre atingiu uma área de Gerais, na região do alto do Brás, próximo a um reservatório da Embasa e da BA-156, rodovia que liga a BR-030 ao distrito de Brejinho das Ametistas.

(Agência Sertão)