Durante o El Clásico do último domingo, que terminou com vitória do Barcelona sobre o Real Madrid por 2 a 1, Vinicius Jr foi mais uma vez alvo de perseguição por parte dos torcedores adversários. Após o gol da equipe merengue – em jogada criada pelo brasileiro -, cantos de “Morra, Vinicius” foram entoados pela torcida catalã e se estenderam por diversos momentos da partida.
Esta não foi a primeira vez que Vinicius teve problemas com apoiadores de outros clubes na Espanha. A organização da La Liga já fez sete denúncias de casos de injúrias raciais contra o atacante. Torcidas de Atlético de Madrid, Mallorca, Real Betis, Real Valladolid, Osasuna e do próprio Barcelona foram as que originaram os casos anteriores.
No último mês, um torcedor do Mallorca foi punido com 12 meses sem poder entrar em estádios e mais R$ 21 mil de multa pela comissão estatal espanhola, após fazer insultos racistas no jogo do dia 5 de fevereiro. Os abusos raciais da torcida do Barcelona em outubro de 2021, porém, foram engavetados e não houve punição aos catalães. Vinicius ainda não se pronunciou sobre o ocorrido no Camp Nou, neste domingo.
Com a derrota, o Real Madrid estacionou nos 56 pontos, na segunda colocação do Espanhol, e viu o Barcelona abrir 12 pontos de vantagem na liderança, com 12 rodadas para serem disputadas. O clássico voltará a acontecer no dia 5 de abril, às 16h, em jogo válido pela volta da semifinal da Copa do Rei. Na ida, os blaugranas venceram por 1 a 0, com gol contra de Éder Militão. (Lance)