Outubro Rosa: É #FAKE que vacina contra a Covid-19 provoca câncer de mama

Foto: Divulgação

Circula pelas redes sociais uma mensagem que diz que as vacinas contra a Covid-19 provocam câncer de mama. É #FAKE.

Vacinas contra a Covid-19 não provocam câncer de mama. “Vacina não provoca câncer e não facilita a descoberta. Não tem nenhuma ligação”, diz o oncologista Fernando Maluf. “É uma fake news”, complementa. “A vacina contra a Covid não causa absolutamente nenhum câncer. É zero a chance de a vacina contra a Covid causar câncer”, diz o oncologista Rafael Kaliks, diretor científico do Instituto Oncoguia.

A teoria falsa ganhou impulso em inglês em sites antivacina e acabou traduzida para o português. Agora tem sido disseminada também nas redes sociais.

É #FAKE que vacina contra a Covid-19 provoca câncer de mama — Foto: Reprodução
É #FAKE que vacina contra a Covid-19 provoca câncer de mama — Foto: Reprodução

A mensagem falsa deturpa uma orientação feita por um médico americano do Intermountain Medical Center para que pacientes agendem mamografias antes de tomar a vacina. Ele fez essa orientação após um estudo apontar que exames pós-vacina podem resultar em falso positivo para o câncer de mama.

“Não é que a vacina cause sintomas sugestivos de câncer de mama. Não é isso. O que acontece? Na hora que você dá uma injeção, qualquer injeção, no braço, no ombro, o organismo pode desenvolver uma reação nos linfonodos, que são os gânglios, que podem aumentar na região da injeção. No caso, o ombro está perto da axila. Então, os linfonodos podem aumentar um pouco de tamanho. Acontece que quando você faz uma mamografia para rastrear câncer de mama, a mamografia também consegue ver essas ínguas na axila. E alguns cânceres de mama, além do tumor na mama, causam um aumento das ínguas na axila. No raio X, não dá para dizer se a íngua está aumentada porque tem um câncer ou se essa íngua está aumentada porque alguém tomou a vacina. Então, esse aumento das ínguas, dos linfonodos, é um fator confundidor”, diz Kaliks.

“Então, o que o pessoal está dizendo, na verdade? Evite fazer a mamografia imediatamente depois da vacinação porque pode ser que você veja alguns linfonodos ou ínguas aumentadas e pode ser que você desconfie que pode ter um tumor, quando na verdade não tem tumor nenhum, só tem íngua aumentada. E por isso eles estão dizendo: ‘Faça a sua mamografia antes de vacinar ou um mês depois de vacinar, porque aí esses linfonodos já terão regredido de novo’. Essa é uma reação a uma injeção que pode acontecer. Agora, isso não deve de maneira nenhuma desestimular as mulheres a continuar fazendo suas mamografias de rastreamento. A orientação é simplesmente atrasar um mês a mamografia só para evitar um falso positivo”, complementa.

Procurado, o Intermountain Medical Center diz de forma taxativa que “as vacinas são seguras e não causam câncer de mama”.

“Em fevereiro, nosso sistema hospitalar adotou uma nova diretriz para que as mulheres que recebem a vacina adiem a realização da mamografia por 4 semanas após a injeção final. Como efeito colateral da vacina, algumas mulheres apresentaram nódulos linfáticos inchados nas axilas, que podem aparecer em uma mamografia. Em circunstâncias normais, isso é um motivo para fazer mais testes para verificar se pode se tratar de um câncer, mas os médicos estavam percebendo que era apenas um efeito colateral da vacina. Os gânglios linfáticos inchados normalmente desaparecem após quatro semanas. Por isso foi pedido o atraso na realização da mamografia ou para as mulheres fazerem antes da vacina. A nova política foi adotada para evitar exames desnecessários e estresse aos nossos pacientes”, reforça o hospital, em nota. (G1)

google news
  • TAGS