26.2 C
Santo Antonio de Jesus
domingo, 17 novembro , 2019.
Início CURIOSIDADES

CURIOSIDADES

5 partes do nosso corpo que até pouco tempo não sabíamos que existiam

© Getty Images Ainda não sabemos tudo sobre a anatomia humana
O que sabemos sobre anatomia humana aumentou exponencialmente ao longo dos séculos. Temos hoje uma imagem bastante completa dos nossos órgãos e tecidos, assim como de suas funções, graças a Aristóteles e Galeno, na Grécia e Roma Antiga, respectivamente, às dissecações de cirurgiões medievais, aos desenhos anatômicos detalhados de Leonardo Da Vinci, à invenção de dispositivos de ausculta, como o estetoscópio, do microscópio e do raio-X.

De onde vieram as palavras “ontem”, “hoje”, e “amanhã”?

Foto: nigelcarse/Getty Images
“Hoje” vem do latim hoc die, que significava “neste dia”. A pronúncia da letra “d” se tornou “j” conforme os falantes pararam de articular a consoante com pontinha da língua nos dentes (como no Recife) e passaram a fazê-la no céu da boca (como no Rio de Janeiro). “Ontem”, por sua vez, vem de ad noctem, ao pé da letra, “na noite”. No caso, a noite passada. E “amanhã” é o óbvio: ad maneana, a manhã do dia seguinte.

De onde vem o nome do jogo de amarelinha?

Foto: Yana Tatevosian/Getty Images
Respondo antes que você possa jogar a pedrinha: não tem absolutamente nada a ver com a cor amarela.

Garrafa rara de uísque é leiloada por valor recorde: R$ 513 mil a dose

Ouro líquido: uma garrafa de single malt escocês envelhecido por 60 anos foi leiloada por quase 8 milhões de reais (Sotheby's/Divulgação)
Fundada em 1824, a destilaria escocesa Macallan é uma das mais conceituadas produtoras de uísquesingle malt do mundo: sua venda anual está estimada em 10 milhões de litros. Na última quinta 24, uma versão exclusivíssima da bebida foi arrematada em um leilão organizado pela casa inglesa Sotheby’s pela soma recorde de 1,5 milhão de libras (o equivalente a 7,7 milhões de reais, na cotação atual). O exemplar em questão é o Macallan 1926, envelhecido em barril de carvalho por 60 anos e cuja produção foi limitada a 40 garrafas.

Entenda por que a cafeína ajuda a acabar com a celulite

Foto: reprodução
Na busca incessante – e tantas vezes inglória – por uma pele mais lisa e livre de imperfeições, muitas mulheres têm recorrido a produtos com cafeína para diminuir a celulite instalada.

Spirulina: o que é e para que serve

Foto: Reprodução
A spirulina já é considerada um superalimento, sendo um dos mais ricos em proteína em todo o mundo, superando mesmo os níveis oferecidos pela soja e pela carne, sem os malefícios destas. Por essa razão, constitui um excelente suplemento para vegetarianos.

Quatro materiais que jamais podem ir ao micro-ondas

Foto: reprodução
Omicro-ondas é um equipamento que a maioria das pessoas já têm em casa. Responsável por facilitar a vida doméstica, ajuda a descongelar e até preparar alimentos desde o princípio. Contudo, segundo o site 'Viva Bem', nem todos os materiais podem ser usados no micro-ondas, para que o eletrodoméstico não se torne um vilão para a saúde.

Duas receitas com morango e limão para ter os dentes mais brancos

Foto: reprodução
Os dentes brancos são o segredo para ter um sorriso bonito, e branquear os dentes é atualmente um desejo de muitos homens e mulheres. Existem muitos tratamentos branqueadores, como as pastas de dentes que prometem dentes mais claros e os próprios branqueamentos feitos no dentista. Mas a grande maioria destas soluções tem muitos ingredientes químicos na sua composição.

Estudo indica que um em cada quatro adolescentes é dependente de internet

Foto: Reprodução / welivesecurity.com
Um levantamento feito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) indica que 25,3% dos adolescentes são dependentes moderados ou graves de internet. A pesquisa analisou mais de dois mil jovens de 15 a 19 anos de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Vitória, capital capixaba.

Quer viver mais? Adote um cachorro, diz estudo

Foto: Mulher com cachorro na praia -iStockphoto/Getty Images
Não é nenhuma novidade que ter um animal de estimação faz bem à saúde, incluindo redução do stress e dos sintomas da depressão, por exemplo. Agora, pesquisadores descobriram que ter um cachorro pode diminuir em 24% o risco de morte prematura por qualquer causa. Os benefícios podem ser ainda maiores para pacientes que já tiveram um ataque cardíaco (até 33%) e AVC (27%). Os achados foram publicados nesta terça-feira na revista Circulation.

NOSSAS REDES

8,366FãsCurtir
34,030SeguidoresSeguir
1,652SeguidoresSeguir
3,910InscritosInscrever

AS MAIS LIDAS

ACM Neto e Bruno Reis desistiram de comparecer na homenagem para Mourão

Bocão News
O prefeito ACM Neto (DEM) e o vice-prefeito Bruno Reis (DEM) desistiram aos "45 do segundo tempo" de comparecer na cerimônia em homenagem ao vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), na Câmara Municipal de Salvador, que recebeu o Título de Cidadão da Cidade de Salvador.

Moradores de Dom Macedo Costa temem extinção de município após PEC

Foto: Edvan Lessa/ CORREIO
A cidade de Dom Macedo Costa, no Recôncavo baiano, lembra uma pintura bucólica. Quase estático no tempo, o local pacato soa como um velho oeste verde, mas sem as armas, já que ali não ocorrem homicídios há 21 anos. Apesar do sentimento de estar imune a problemas de grandes cidades, a notícia de que talvez o município suma do mapa mexeu com sentimentos sagrados e profanos dos devotos macedenses. Na terça-feira à tarde, o governo Bolsonaro anunciou que há uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para acabar com os municípios pequenos e que arrecadam pouco. Dom Macedo está na lista justamente por não ser grande, arrecadar pouco e depender de recursos governamentais para garantir condições mínimas de cidadania às pessoas.

Jacobina: Briga entre tio e sobrinho por herança termina com os dois feridos com...

Reprodução/Jacobina Notícias
Duas pessoas ficaram feridas, na manhã desta sexta-feira (15), durante uma briga entre tio e sobrinho por uma herança de família, no bairro do Leader, em Jacobina, localizado a cerca de 300 km de Salvador.

Suspeito de iniciar focos de incêndio é preso na Chapada Diamantina

Um homem de 57 anos foi preso na cidade de Livramento de Nossa Senhora, nesta terça-feira (12), suspeito de iniciar o incêndio...

Mulher morta em queda de avião no baixo sul da Bahia era jornalista; feridos,...

Acidente aconteceu em Barra Grande, na quinta-feira (14). Nove pessoas ficaram feridas e estão internadas em hospitais de Salvador. Foto: Reprodução/Instagram
A mulher que morreu na quinta-feira (14) na queda de um jato executivo em Barra Grande, distrito que pertence a Maraú, no baixo sul da Bahia, era jornalista Marcela Brandão Elias, de 37 anos

INSTAGRAM

Close