29.8 C
Santo Antônio de Jesus
domingo, 29 março , 2020.
Início CIÊNCIA

CIÊNCIA

Casarão é atingido por incêndio no Barbalho nesta segunda em Salvador

Foto: Reprodução / G1
Um casarão no bairro do Barbalho, em Salvador, pegou fogo na manhã desta segunda-feira (17). A Polícia Militar (PM) informou que o incêndio começou por volta das 5h30. O prédio fica localizado na Rua Domingos Caetano, na Ladeira do Arco.

Por que ficamos com os cabelos brancos? Assista ao vídeo

Foto: Divulgação
Entenda como a seleção natural pode ajudar a explicar os seus fios grisalhos. Você gosta dos seus fios grisalhos? Mesmo que não seja muito fã do cabelo branco, eles podem te dizer muito sobre a seleção natural e a evolução humana.

Objeto misterioso de outra galáxia está enviando sinais a cada 16 dias

Foto: Honglouwawa/Getty Images
Rajadas rápidas de rádio (FRB, da sigla em inglês) são um dos fenômenos mais misteriosos da astrofísica. São emissões de radiação na forma de ondas eletromagnéticas que carregam muita energia, vindas de algum lugar do espaço profundo. Os pulsos duram milissegundos – bem menos que um piscar de olhos –, e por isso são tão difíceis de estudar.

Morcegos carregam dezenas de vírus, mas são imunes a eles. Por quê?

Pipistrelle bat (Pipistrellus pipistrellus) flying on wooden ceiling of house in darkness (CreativeNature_nl/Getty Images)
Não existe um coronavírus só. Existem vários. O nome não se refere a um vírus específico, mas a um grupo de vírus que têm características em comum e foram responsáveis por várias crises de saúde pública nas últimas décadas – o surto chinês atual é só o exemplo mais recente.

Vídeo: Seu jeito de dançar é como uma impressão digital

Foto: Willie B. Thomas/Getty Images
De acordo com a ciência, ninguém dança como você. Agora, se os seus passos são bons, já é outra história.

Pesquisa vai acompanhar hábitos alimentares de brasileiros por 10 anos

Foto: Agência Brasil
Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) vai acompanhar, por dez anos, os hábitos de alimentação de 200 mil brasileiros. O estudo, chamado NutriNet Brasil, será coordenado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP em parceria com o Ministério da Saúde.

Cientistas abrem as portas para a ampliação da idade fértil das mulheres

Os pesquisadores Concepción Rodríguez e Juan Carlos Izpisúa, do Instituto Salk.SALK
Se um casal de jovens saudáveis na faixa dos 20 anos, rapaz e moça, tem relações sexuais a cada dois ou três dias sem usar métodos contraceptivos, a probabilidade de gravidez será de cerca de 25% ao mês. Ao completar 30 anos, essa porcentagem começa a diminuir muito lentamente.

Mistério de como o estresse torna os cabelos brancos é desvendado

Foto: BBC / William A. Gonçalves / Reprodução)
Uma equipe formada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Harvard, nos EUA, descobriram o mecanismo que faz com que os cabelos se tornem brancos quando somos expostos a situações de muito estresse. O time também concluiu que, uma vez os fios mudam de cor, o processo é irreversível – o que representa uma má notícia para os grisalhos inconformados de plantão. Mas, mais importante que os dramas capilares, o estudo pôs em evidência que os efeitos do estresse podem ser bem mais abrangentes do que se pensa.

Cientistas descobrem relação entre anorexia e metabolismo

© DR
Um estudo publicado na revista Nature Genetics afirma que existe uma ligação entre a anorexia e o metabolismo. Para chegar a esta conclusão foi examinado o DNA de quase 17 mil pessoas com anorexia nervosa e 55 mil indivíduos saudáveis.

Por que os cães uivam? Descubra quais podem ser os motivos

© DR
O uivar do cão é um fenômeno curioso. Os cães são da família dos lobos, que por sua vez uivam para avisar que há algum lobo ou outro animal estranho por perto ou para guiar os membros da alcateia. Mas será que o mesmo acontece com os cães?

NOSSAS REDES

9,451FãsCurtir
39,307SeguidoresSeguir
1,665SeguidoresSeguir
4,210InscritosInscrever

AS MAIS LIDAS

Fábio Jr. é internado após falta de ar; médico do artista tem suspeita de...

Foto: Divulgação
Aos 66 anos, o cantor Fábio Jr. foi internado no Hospital Albert Eintein na tarde deste domingo (22), após sentir falta de ar e mal-estar. Segundo informações do site da revista Vogue, antes de dar entrada na unidade de saúde, o artista foi examinado por seu médico de confiança, o infectologista David Uip.

Paramédicos judeu e muçulmano oram juntos e emocionam: coronavírus

Uma cena rara e emocionante mostra representantes de dois povos unidos em oração: são dois paramédicos, um judeu e outro muçulmano, juntos...

‘Porque Ele Vive’: vídeos de cristãos cantando nas janelas e grupos de WhatsApp viralizam

Imagem: Reprodução

A quarentena imposta pelas autoridades como medida de contenção da propagação do coronavírus vem sendo enfrentada pelos cristãos de forma criativa. Vídeos de pessoas nas janelas cantando trecho do hino da Harpa Cristã Porque Ele Vive vem circulando nas redes sociais.

ACESAJ pede ao prefeito prorrogação no prazo para pagamentos de impostos e ao 14º...

Foto: Voz da Bahia
Para tentar amenizar os impactos que a pandemia do novo coronavírus pode causar no setor econômico em Santo Antônio de Jesus, a ACESAJ (Associação Comercial), enviou nesta sexta-feira (28), um Ofício ao prefeito Rogério Andrade (PSD) buscando alternativas para os empresários. A principal estratégia para enfrentar os efeitos econômicos do novo vírus é tentar sensibilizar o governo municipal para a prorrogação no prazo de pagamentos dos impostos.

Funerária de BH recebe 73 corpos em 72h; 23 tinham sintomas do Covid-19

Foto: Divulgação
Um fato incomum foi constatado em uma funerária de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, no último final de semana. O estabelecimento recebeu 73 cadáveres entre a sexta-feira (20) e a noite de domingo (22). Conforme apurado pelo jornal Correio Braziliense, os laudos cadavéricos de pelo menos 23 corpos indicam como causa da morte problemas respiratórios graves, como "insuficiência respiratória aguda", "pneumonia crônica" e "pneumonia aspirativa", sintomas também associados ao novo coronavírus. No entanto, dados do governo não citam mortos por Covid-19 no estado.

INSTAGRAM