20.3 C
Santo Antônio de Jesus
terça-feira, 01 dezembro , 2020.
Início CIÊNCIA

CIÊNCIA

Voz da Bahia define regras e data dos debates com os candidatos a prefeito e vice de S. A. de Jesus; veja as fotos da reunião

Foto: Voz da Bahia

A direção do Voz da Bahia se reuniu em seu estúdio nesta quinta-feira (24), com os representantes dos partidos e coligações dos candidatos a prefeito e vice de Santo Antônio de Jesus, onde foi decidido as regras e marcado os dias dos debates políticos do município.

Sem dinheiro, CNPq aprova 61 pesquisadores da Ufba, mas não financia projetos

(Professores da Ufba, como Favízia, Victor e Daniele, foram aprovados por mérito pelo CNPq, na seleção para bolsistas de produtividade (Fotos: Nara Gentil/CORREIO; Acervo pessoal; Arisson Marinho/CORREIO))
Farmacologia, ciência da computação, comunicação, história, artes, química, física, museologia, biologia. Essas são apenas algumas das áreas de atuação de cientistas da Universidade Federal da Bahia (Ufba) que tiveram pesquisas aprovadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no ano passado, mas não receberam nenhum tostão de financiamento.

Pesquisadores da UFBA e Defesa Civil avaliarão rochas que se movimentaram com tremor nas montanhas de Milagres

Foto: Ilustração

Cidades do recôncavo baiano e região presenciaram vários episódios de tremores de terra desde do último domingo do mês de agosto (relembre aqui), e equipes do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) juntamente com a Defesa Civil do Estado realizaram trabalhos de pesquisa utilizando de sismógrafos (reveja aqui).

Cientistas encontram gás na atmosfera de Vênus que pode indicar vida extraterrestre microbiana

Foto: NASA / JPL-Caltech
Um grupo internacional de cientistas publicou nesta segunda-feira (14), na revista científica "Nature", um artigo que aponta a descoberta do gás fosfina na atmosfera de Vênus. A fosfina é um gás encontrado também na Terra. A descoberta sugere que o planeta pode hospedar vida microbiana.

Quando não dormimos o suficiente, nosso cérebro começa a “comer” a si próprio

Não é nenhuma novidade que uma rotina de sono insuficiente e desregulada pode causar problemas físicos e psicológicos variados, desde dores no corpo, mudanças de humor e até um aumento no risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Mas se esses motivos não bastam para te convencer a colocar o sono em dia, aqui vai uma história aterrorizante: quando...

Estudo da Fiocruz aponta defasagem entre registro da covid e boletins

Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ
Estudo do projeto MonitoraCovid-19, realizado por pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), e divulgado hoje (20), alerta que a divulgação de casos da doença pode apresentar mais de 50 dias de diferença entre o registro no sistema de saúde e a publicação nos boletins epidemiológicos, em alguns estados.

Pela primeira vez, cientistas acham plástico em órgãos humanos

Imagem: ermingut/Getty Images/iStockphoto
Cientistas americanos detectaram, pela primeira vez, micro plásticos e nano plásticos em órgãos e tecidos humanos, segundo um estudo apresentado hoje (17) no congresso virtual de outono da Sociedade Americana de Química (ACS, na sigla em inglês).

Medicamentos a base de maconha deverão ser incluídos em lista do SUS, decide TRF-1

Foto: Divulgação
Por determinação judicial, o Sistema Único de Saúde (SUS) deverá incluir medicamentos à base de Cannabidiol (CBD) e Tetraidrocanabinol (THC) – substâncias provenientes da planta Cannabis sativa na lista de fármacos ofertados gratuitamente. Os medicamentos já são registrados pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Assobiar atrai cobra?

Foto: David Callan/Getty Images
Você pode assobiar, buzinar e até saudá-la com um “fala, minha extensa consagrada”.

Por que gera receio a suposta vacina russa contra a covid-19?

Foto: Reprodução
O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou nesta terça-feira a aprovação de uma vacina contra a covid-19 sem completar os testes em humanos. A declaração, mais propagandística do que científica, gera mais perguntas do que respostas.

AS MAIS LIDAS

O legado de Maradona, o mais humano entre os gênios do futebol

Foto: John Walton - EMPICS/Getty Images
Aos 6 minutos do segundo tempo, o placar da partida entre Argentina e Inglaterra, pelas quartas-de-final da Copa do Mundo de 1986, marcou 1 a 0 para os hermanos. Era, até então, a Copa de Maradona: Don Diego carregava uma seleção sem estrelas jogando praticamente sozinho. O gol inaugural, porém, tinha sido polêmico. Pelo alto, Maradona venceu o goleiro inglês Shilton para dar vantagem aos argentinos. Era pouco provável que o camisa 10, com seus 1,65 metro, levasse a melhor na disputa. Só que Maradona contou com a ajuda divina. “Foi a mão de Deus”, disse, em entrevista coletiva após o jogo, justificando o fato de ter usado a própria mão para desviar a bola para a meta adversária.

Black Friday: Procon lança lista com 200 sites não recomendados para compra

Foto: LinkedIn Sales Navigator

Com a procura por conta da Black Friday, o número de brasileiros que vão fazer compras online deve crescer consideravelmente neste ano, assim como as fraudes no ambiente virtual. Pensando nisso, o Procon do Rio de Janeiro através da CNN divulgou uma relação de sites que o consumidor deve evitar para não ter dor de cabeça depois. 

SAJ: Com suspeita da Covid-19, pastor Fernando Gomes é internado na UTI do Incar

Foto: Divulgação
Na tarde desta terça-feira (24), o médico e pastor da igreja Palavra Viva, Dr. Fernando Silva Gomes de Mendonça, deu entrada no Hospital Incar em Santo Antônio de Jesus. A informação foi confirmada pela equipe medica do órgão de saúde.

Homem vende empresa para se dedicar a Deus após ouvir versículo da Bíblia

Foto: Reprodução
Servir a Deus é um privilégio e também uma necessidade, mas entender isso não é algo comum para quem ainda não se deu conta da realidade do mundo espiritual e a necessidade de salvação através de Jesus Cristo. Felizmente, para o empresário Larry Johnson houve tempo de mudar, antes que fosse tarde demais.

Andressa Urach fala sobre decepção com igreja universal: ‘estou a base de calmantes’

Foto: Reprodução / Instagram
A influencer Andressa Urach está tentando lidar com a saúde mental após expor decepção com Igreja Universal. Em conversa com Léo Dias na tarde de hoje (27), a modelo revelou estar muito abalada e até ter pensado em suicídio.

Close