28.6 C
Santo Antônio de Jesus
sábado, 26 setembro , 2020.
Início CIÊNCIA

CIÊNCIA

Por que gera receio a suposta vacina russa contra a covid-19?

Foto: Reprodução
O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou nesta terça-feira a aprovação de uma vacina contra a covid-19 sem completar os testes em humanos. A declaração, mais propagandística do que científica, gera mais perguntas do que respostas.

Erradicação da varíola: um legado de esperança para COVID-19 e outras doenças

Foto: Divulgação
Em 8 de maio de 1980, a 33ª Assembleia Mundial da Saúde declarou oficialmente: "O mundo e todos os seus povos estão livres da varíola". A declaração marcou o fim de uma doença que atormentou a humanidade por pelo menos 3 mil anos, matando 300 milhões de pessoas somente no século XX.

Coca-Cola financiou estudo científico para afirmar que refrigerantes não engordam

Foto: Divulgação
Uma reportagem da revista britânica Public Health Nutrition (ligada à Universidade de Cambridge), revelou que a Coca-Cola pagou 1,5 milhão de dólares por um estudo científico que minimizava a relação entre os refrigerantes e a obesidade.

Tomar anticoncepcional reduz risco de desenvolver forma grave de Covid-19, diz estudo

Foto: Reprodução
Um estudo feito pela universidade King’s College London sugere que mulheres que tomam pílula anticoncepcional têm menos probabilidade de desenvolver Covid-19 grave; isso porque o estrogênio, presente no medicamento, desempenha um papel fundamental na proteção contra o novo coronavírus.

Fenômeno astronômico com 5 planetas pode ser observado neste domingo antes do amanhecer

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Graças a uma coincidência de órbitas, antes do nascer do Sol neste domingo (26), todos os cinco planetas visíveis a olho nu – Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno – irão compor uma paisagem que só poderá ser vista novamente em junho de 2022.

Psicoestimulantes podem ajudar no tratamento da dependência à cocaína

Foto: Reprodução
Anfetaminas de prescrição, como a dexanfetamina e os sais mistos de anfetaminas, são substâncias que oferecem melhor retorno no tratamento de pacientes com dependência de cocaína. A descoberta consta de uma análise assinada por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Universidade de Columbia e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e foi publicada na revista científica Psychopharmacology.

Cientistas desenvolvem exame capaz de detectar 5 tipos de câncer de forma precoce

Foto: Cientistas desenvolvem exame capaz de detectar 5 tipos de câncer de forma precoce
Pesquisadores da China e dos Estados Unidos desenvolveram um novo exame de sangue capaz de detectar cinco tipos de câncer de forma precoce. O estudo foi publicado na revista "Nature Communications", do grupo "Nature", um dos mais importantes do mundo, na última terça-feira (21). Os cientistas alertam que o teste não funciona para prever quem terá ou não câncer. O exame identifica quem já têm algum tipo de tumor, mas continua assintomático para os métodos de detecção atuais.

Cientistas baianos querem descobrir por que Covid-19 afeta pacientes de diferentes formas

Foto: Divulgação
Projeto busca responder questões como o porquê de diferentes pacientes desenvolverem sintomas mais graves que outros e o nível de contágio do vírus

Pesquisadores conseguem bloquear ação do zika em camundongos

Foto: Agência Brasil
Pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), em parceria com cientistas das universidades de Harvard e de Buenos Aires, conseguiram desvendar e bloquear a ação do vírus zika em camundongos, evitando a microcefalia em seus fetos. O trabalho, que contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foi publicado na revista Nature Neuroscience.

Rastreador de sintomas revela 6 tipos diferentes da Covid-19, diz estudo

Reprodução em 3D do modelo do novo coronavírus (Sars-CoV-2) criada pela Visual Science. Foto: Reprodução/Visual Science
Cientistas britânicos encontraram seis tipos diferentes da Covid-19, mostra estudo divulgado nesta sexta-feira (17). Segundo os pesquisadores, a descoberta veio de uma análise com um aplicativo que rastreia os sintomas da doença causada pelo novo coronavírus Sars-CoV-2.

NOSSAS REDES

11,200FãsCurtir
44,692SeguidoresSeguir
6SeguidoresSeguir
4,210InscritosInscrever

AS MAIS LIDAS

Preso é flagrado com 8 celulares, carregadores, cabos e chips dentro do corpo em...

Raio-X mostra objetos no corpo do preso em Sinop — Foto: Sesp/MT
Um preso foi flagrado com oito mini aparelhos de celular com bateria, quatro plugs de cabo USB, sete chips e um fio de carregador dentro do corpo ao ser revistado na Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), em Sinop, a 503 km de Cuiabá.

Em Salvador, jovem barrado em mercado por causa do tamanho do short registra queixa:...

Estudante de psicologia é barrado de entrar em mercado por usar short 'curto' — Foto: Reprodução / Redes Sociais

O estudante de psicologia Marcos Pascoal, que foi barrado ao tentar entrar em um supermercado no bairro de Itapuã, em Salvador (reveja aqui), por causa do tamanho do short que vestia, registrou o caso na delegacia.

Primeira morte pela Covid-19 registrada em Dom Macedo Costa

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Morreu na madrugada de hoje (24/09), morreu o ex-servidor público municipal, Jesse Figueredo Barboza, conhecido como “Tuca”. Ele foi o primeiro óbito no município de Dom Macedo Costa em decorrência do novo coronavírus. A prefeitura decretou luto oficial por um dia no município.

Horas antes de morrer, cantor da Chicana se apresentou em bar na cidade de...

Foto: Reprodução / Facebook

A notícia da morte do cantor Tarcísio Freitas, conhecido como Tay Chicana, por liderar a banda de axé Chicana, pegou muita gente de surpresa, principalmente fãs e amigos do artista (reveja aqui). Ele morreu em acidente de carro horas antes no km 409 da BR-116, em Feira de Santana.

Close