31.9 C
Santo Antonio de Jesus
quarta-feira, 13 novembro , 2019.
Início CIÊNCIA

CIÊNCIA

Tetraplégico move braços e pernas após 4 anos com equipamento controlado pela mente

© Fonds de dotation Clinatec
Um homem conseguiu mover seus quatro membros paralisados graças ao auxílio de um exoesqueleto controlado por sua própria mente. Thibault, 30, disse que seus primeiros passos no equipamento o fizeram se sentir como o "primeiro homem na Lua". Seus movimentos, andar em particular, estão longe da perfeição, e a tecnologia só tem sido usada dentro do laboratório.

Pesquisadores encontram neurônios que apagam a memória

Pesquisadores apontam neurônios que podem ser responsáveis pelo esquecimento Imagem: IMDB/Reprodução
Existem muitas especulações sobre o que leva um ser humano a esquecer completamente informações específicas ou sonhos – e um novo estudo pode ter conseguido uma resposta.

Laboratório chileno tratará pacientes baianos com maconha medicinal

A Cannab possibilita tratamento de 120 pacientes com epilepsia refratária. Imagem: Divulgação
A Cannab (Associação para Pesquisa e Desenvolvimento da Cannabis Medicinal no Brasil), organização sem fins lucrativos localizada no bairro da Pituba, fechou uma parceria com o laboratório chileno Knop para o tratamento de 120 pacientes com epilepsia refratária em Salvador.

O homem que recebeu picadas de 200 cobras em nome da ciência

Apenas duas gostas de veneno de mamba-negra podem matar um ser humano / Foto: Getty Images / BBC News Brasil
Acada cinco minutos, uma pessoa morre vítima de picada de cobra no mundo. Quatro outras ficam permanentemente inválidas.

Cruzamento entre Aedes comum e transgênico cria “super mosquito” da dengue na Bahia

Foto: Bruno Concha/Secom
Entre os anos de 2013 e 2015, um estudo realizado pela empresa britânica Oxitec liberou cerca de 12 milhões de mosquitos Aedes aegypti transgênicos machos na cidade de Jacobina, no Centro-Norte da Bahia. Na época, o parecer técnico com a autorização foi emitido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

Estudante baiano cria bebida à base de jatobá que ajuda no tratamento de diabetes e anemia

Diogo Regis desenvolveu receita para participar de feira de ciência e tecnologia, contudo, experimento foi além das expectativas. Foto: Divulgação
Um estudante baiano encontrou na árvore do jatobá uma possibilidade de combater o diabetes e a anemia, após criar uma bebida láctea à base do fruto da planta, na cidade de Barreiras, no oeste do estado.

Tiranossauro rex tinha ‘ar-condicionado’ na cabeça, indica estudo

O tiranossauro rex aterrorizou suas presas durante o período Cretáceo — Foto: AFP PHOTO / UNIVERSITY OF ALBERTA / AMANDA KELLEY
Como um grande predador, o poderoso Tyrannosaurus rex precisava de uma forma de resfriar seu corpo. Agora, os cientistas afirmam que dois grandes orifícios no seu crânio funcionavam como uma espécie de "aparelho de ar condicionado" interno, para ajudar o dinossauro a liberar calor.

Primeira imagem de buraco negro vale a cientistas prêmio de milhões

Foto: DR
Nesta sexta-feira (6), foi anunciado que a equipe de cientistas envolvida na captação da primeira imagem de um buraco negro, revelada em abril, receberá um prêmio de três milhões de dólares (12 milhões de reais). O Prêmio Breakthrough, atribuído nos Estados Unidos, reconhece o avanço científico de excelência, tendo como patrocinadores Mark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook, e Sergey Brin, ex-presidente da Google.

Juazeiro: Caso de bezerro que nasceu com 2 cabeças vira objeto de estudo

Bezerro nasce com duas cabeças e veterinários estudam caso raro — Foto: Reprodução/TV Bahia
Um bezerro que nasceu com duas cabeças é objeto de estudo de uma faculdade de Juazeiro, no Sertão do São Francisco. Segundo edição deste domingo (1°) do Bahia Rural, o caso é apontado como raro e chamou à atenção de moradores da região.

Nova droga mostra eficácia no tratamento de câncer cerebral infantil

Os pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Instituto Butantan aguardam investimentos. Imagem: Reprodução
Cientistas comprovaram a eficácia de uma nova substância para tratar o ependimoma, um dos mais severos tipos de cânceres em crianças. Testes in vitro e com camundongos mostraram que um anticancerígeno produzido com glândulas salivares do carrapato-estrela é eficaz no tratamento do ependimoma, um tipo de câncer cerebral infantil que surge do epêndima e atinge um tecido do sistema nervoso central.

NOSSAS REDES

8,342FãsCurtir
33,927SeguidoresSeguir
1,652SeguidoresSeguir
3,900InscritosInscrever

AS MAIS LIDAS

Curso de Operador de Maquinas Pesadas está com inscrições abertas em S. A. de...

A TREINAPROF Tutorias trouxe para Santo Antônio de Jesus, o curso de Operador de Maquinas Pesadas. As matriculas estão abertas e aulas terão inicio no dia 23 de novembro.

Confira as vagas de emprego do Sine/Bahia SAJpara esta quarta-feira (13)

Foto: Divulgação
Documentação necessária: Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade. Se houver, comprovação de qualificações e/ou experiências na função por contratos e declarações.

Vídeo: Logo após ronda da PM, homem assalta jovens na Av. Providência, em S....

Imagens: Reprodução/ WhatsApp | Montagem: Voz da Bahia
Por volta das 18h30 desta última terça-feira (5), um jovem foi assaltado na Avenida Providencia, próximo à entrada do bairro Urbis IV, em Santo Antônio de Jesus. Uma câmera de segurança filmou toda a ação, nas imagens é possível ver que o acusado aguardou em uma praça por uma vítima, e com a chegada de um casal, o homem que estava armado avançou, rendeu apontando uma arma de fogo e levou um aparelho celular.

Confira a Mostra Concept da Milenium Decorações em S. A. de Jesus; Vídeo

Foto: divulgação
CLIQUE E ASSISTA!

STF mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Foto : Agência Brasil
Por unanimidade e em ambiente virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve a decisão, tomada em maio pelo plenário, que proíbe o trabalho de gestantes em atividades com qualquer grau de insalubridade. As informações são da Agência Brasil.

INSTAGRAM

Close