19.9 C
Santo Antonio de Jesus
terça-feira, 12 novembro , 2019.
Início EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO

PF deflagra operação para investigar irregularidades em provas do Enem na Bahia e no Rio

Arte EBC
A Polícia Federal (PF) cumpriu hoje (9), em Fortaleza, mandados de busca e apreensão nas residências de duas aplicadoras de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorridas no último fim de semana. A corporação chegou aos nomes das aplicadoras após levantamento realizado em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

MEC reforça horários de aplicação do Enem neste domingo

Divulgação/EBC
O Ministério da Educação (MEC) reforçou hoje (8) o horário de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Participaram do primeiro dia de prova, domingo passado (3), cerca de 3,9 milhões de estudantes. Neste domingo (10), eles fazem as provas de matemática e ciências da natureza.

IFBA articula rede de fibra ótica e laboratório multimídia para o Campus SAJ

Reunião no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. Imagem: Divulgação/ Portal IFBA
O reitor Renato da Anunciação filho e a diretora do campus Santo Antônio de Jesus, Edna da Silva Matos, participaram de uma audiência na última quarta-feira, 6, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) visando recursos para a implantação de um laboratório multimídia e de uma rede de fibra ótica interligando todas as instituições de ensino e pesquisa do município.

Para realização do Enade o preenchimento de questionário é obrigatório

O exame será aplicado no dia 24 de novembro em todo o país. Imagem: Divulgação
A menos de 20 dias do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ainda é alto o número de concluintes que não acessaram e responderam aos questionamentos do sistema de avaliação.

ProUni: Instituições de ensino têm até o dia 25 de novembro para aderirem ao programa

Foto: Divulgação
Instituições de ensino superior privadas têm desde hoje (7) até o dia 25 de novembro para participar do Programa Universidade Para Todos (ProUni) do primeiro semestre de 2020. O prazo é diferente para as universidades que ainda não participaram do programa: até o dia 14.

Canudos recebe feira literária entre os dias 21 e 24 de novembro

Divulgação
A cidade de Canudos, no norte da Bahia, vai receber a primeira Feira Literária de Canudos (Flican). O evento acontece entre os dias 21 a 24 de novembro e oferecerá uma programação variada para todas as idades, ocupando locais considerados icônicos, como o Parque Estadual de Canudos, o Instituto Popular Memorial de Canudos e o Memorial Antônio Conselheiro o Mirante do Conselheiro. Outros pontos foram montados especialmente para ocasião, a exemplo das tendas culturais e dos espaços Edivaldo Boaventura e José Calasans.

Dicas para se dar bem no Enem

Foto: reprodução
O Enem já começou e neste domingo, dia 10 de novembro, a prova reunirá questões de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para ajudar os estudantes a professora Hydnea Ponciano, responsável pela área de Currículo e Avaliação da Somos Educação, selecionou as dicas que considera mais importantes:

IBGE identifica que 13,5 milhões de brasileiros ainda vivem com menos de R$ 8 por dia

Foto: Reprodução / G1
Um estudo divulgado nesta quarta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em 2018, 25,3% da população brasileira se encontrava abaixo da linha da pobreza.

Prazo de inscrições para vestibular 2020 da Uneb é prorrogado até 10 de novembro

Uneb prorroga prazo para inscrição no vestibular — Foto: Henrique Mendes / G1 Bahia
O prazo para inscrições no Vestibular 2020 da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) foram prorrogadas até o dia 10 de novembro. A informação foi divulgada pela instituição na terça-feira (5). Anteriormente, o prazo para fazer as inscrições iria até esta quarta(6). Os interessados devem acessar o site do processo seletivo da instituição para fazer o procedimento.

Prorrogado prazo para inscrição no processo seletivo de professor da rede estadual

Estão sendo ofertadas 2.491 vagas para a função temporária de Professor Padrão P – Grau III. Imagem: Divulgação/ Secom
O prazo final para as inscrições no processo seletivo sob o Regime de Direito Administrativo da Bahia (REDA) para professores da rede estadual de ensino foi prorrogado para o dia 17 de novembro. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pela internet, no site www.selecao.uneb.br/educbasicasec.

NOSSAS REDES

8,333FãsCurtir
33,875SeguidoresSeguir
1,654SeguidoresSeguir
3,890InscritosInscrever

AS MAIS LIDAS

65% dos desempregados do País estão sem trabalho há mais de 1 ano, diz...

De acordo com a pesquisa, quase metade dos entrevistados afirmou que realiza trabalhos paralelos sem vínculos empregatícios . Imagem: Divulgação
Seis de cada dez desempregados do País (65%) estão sem trabalho há mais de um ano, aponta a pesquisa Hábitos do Trabalho, contratada pela Alelo e realizada pelo Instituto Ipsos. Segundo o estudo, os mais afetados pela demora são os mais velhos

Prefeitura de SAJ entrega obras de pavimentação no Lot. Sales neste domingo (10)

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus entrega neste domingo (10), às 9h, as obras de pavimentação da Rua São Paulo, no Loteamento Sales. As obras que englobam drenagem, meios-fios e passeios também contemplam as travessas A, B, C e D.

Globo divulga nota em resposta a ataques de Lula

Foto : Reprodução / YouTube
Após o ex-presidente Lula atacar a TV Globo, na tarde deste sábado (9), no Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, em São Paulo, a emissora divulgou uma nota.

Santa Teresinha: Ex-prefeito é denunciado ao Ministério Público

Foto: Reprodução / Tapera TV
O ex-prefeito de Santa Teresinha, Ailton de Oliveira Santana, foi denunciado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) pela prática de irregularidades na prorrogação e acréscimos que não foram justificados na contratação de serviços de locação de carros durante os anos de 2013 e 2016.

Marinha: fragmentos de óleo chegaram a praia do Espírito Santo

Foto: Ivanaldo Soares /Defesa Civil de Camaçari
A Marinha confirmou neste sábado (9) que foram encontrados e recolhidos nesta sexta-feira pequenos fragmentos de óleo na praia de Guriri, no município de São Mateus, no Espírito Santo. As amostras da substância foram encaminhadas para o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, que confirmou ser o mesmo óleo encontrado na região Nordeste. É a primeira vez que o vazamento que se estendeu pela região Nordeste chega a uma praia do Sudeste.

INSTAGRAM

Close