A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou um projeto de lei que autoriza o porte de arma de fogo para mulheres maiores de idade que estejam sob medida protetiva. A proposta, de autoria do senador Plínio Valério (PSDB-AM) e da senadora Rosana Martinelli (PL-MG), é presidida na comissão pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e busca oferecer uma proteção adicional a mulheres em situação de risco.
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) suspendeu nesta terça-feira (8) os efeitos da resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) que permitia a farmacêuticos prescreverem contraceptivos hormonais. A decisão foi assinada pelo desembargador federal Jamil Rosa de Jesus Oliveira, em resposta a um recurso apresentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
A implantação do vagão exclusivo para mulheres no metrô de Salvador, prevista em lei para ocorrer em até 30 dias, deverá ser adiada. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) informou que o projeto demanda mais tempo do que o previsto inicialmente, e ainda será elaborado um cronograma detalhado em parceria com a CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pela operação do sistema.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta quinta-feira (3), a lei que cria o Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica no Sistema Único de Saúde (SUS).
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) viveu um momento histórico nesta terça-feira (25), com uma sessão ordinária totalmente conduzida pelas nove deputadas com mandato na Casa. A reunião marcou o encerramento do Março Mulher, com a votação de seis projetos de autoria da bancada feminina.
Agressores de violência doméstica podem ser monitorados por tornozeleira eletrônica durante a aplicação de medidas protetivas de urgência. O projeto de lei que sugere essa iniciativa será votado pelo Senado nesta quarta-feira (26), às 14h.
Nos últimos anos, o movimento de valorização dos cabelos naturais, especialmente os fios ondulados, cacheados e crespos, tem ganhado cada vez mais força. Esse movimento reflete a busca por autenticidade, saúde capilar e desconstrução de padrões de beleza que dominaram por décadas. Para muitas mulheres, a transição capilar é o caminho para retomar a textura natural, abandonando o uso de químicas alisantes e permitindo que o cabelo cresça sem intervenções químicas.
A Comissão de Proteção aos Direitos das Mulheres da OAB esteve reunida com a Tenente-Coronela Roseli, do Batalhão Maria da Penha, para solicitar a implementação da Ronda Maria da Penha em Santo Antônio de Jesus.
A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará no próximo sábado (22), das 8h às 16h, o Dia D da Saúde da Mulher. Todas as unidades de saúde da zona urbana participarão da campanha.
Com o tempo, o corpo da mulher passa por diversas mudanças, e uma das mais marcantes é a diminuição hormonal, especialmente do estrogênio. Este processo não afeta apenas aspectos internos da saúde feminina, mas também impacta diretamente a aparência e a saúde da pele.