Começa, nesta segunda-feira (14), o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. Interessados têm até o dia 25 de abril para pedir a gratuidade. A solicitação deve ser feita pela Página do Participante, com o login único do portal de serviços do governo federal, o Gov.br.
Vai ser aberto, na próxima segunda-feira, 14, o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. De acordo com o Edital no 18/2025, a solicitação pode ser feita até o dia 25 de abril. O período de inscrição ainda será divulgado pelo MEC. A ação é do Ministério da Educação (MEC), por intermédio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),
Sisu 2025: Bahia é destaque como terceiro estado com mais aprovados
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam nesta terça-feira (21). O prazo começou na última sexta-feira (17). Segundo o cronograma oficial, o resultado da chamada regular está previsto para 26 de janeiro, enquanto o período de matrículas será entre 27 e 31 de janeiro. Já o prazo para participar da lista de espera vai de 26 a 31 de janeiro.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 atingiu o menor número de redações nota mil de sua história. Apenas 12 estudantes conquistaram a pontuação máxima, um número muito inferior aos 60 candidatos que alcançaram esse resultado no ano passado. O tema da redação foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 serão divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (13). Os participantes poderão consultar o resultado na Página do Participante, acessando o sistema com login e senha cadastrados.
A reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 está marcada para os dias 10 e 11 de dezembro. Esta etapa é destinada a candidatos que enfrentaram problemas logísticos ou foram diagnosticados com doenças contagiosas durante a aplicação regular do exame.
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (3) um debate sobre as adaptações necessárias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para melhor atender os estudantes com autismo. A reunião, marcada para as 10h30 no plenário 12, foi solicitada pela deputada Socorro Neri (PP-AC).
O pedido é restrito aos participantes que enfrentaram problemas logísticos durante a aplicação das provas ou que foram diagnosticados com doenças listadas no edital, na semana anterior aos exames, realizados em 3 e 10 de novembro.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltará a certificar estudantes maiores de 18 anos na conclusão do ensino médio a partir de 2025. A decisão foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa realizada neste domingo (10).“Outra recomendação que estamos colocando para o Inep fazer a avaliação, claro que ainda vamos validar isso com as redes, é o Enem voltar a certificar estudantes maiores de 18 anos na conclusão do ensino médio”, declarou o ministro.Camilo Santana destacou que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) continuará sendo uma opção para quem está cursando o ensino médio. A ideia é ampliar as possibilidades de obtenção do certificado de conclusão, permitindo também a certificação por meio do Enem.