No dia 28 de junho, é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, dia de comemorar o respeito e o amor, como ser humano, sem olhar o gênero ou a sexualidade.
Origem da data
A data foi instituída em homenagem à Revolta de Stonewall, que aconteceu em 1969, no dia 28 junho, em nova York, nos Estados Unidos.
Nesta data, no bar Stonewall Inn, que era conhecido como um ponto de encontro da classe, houve um confronto entre policiais e manifestantes que lutaram contra a repressão e violência policial que sofriam, já que na época, a homossexualidade ainda era considerada crime em diversos lugares.
Neste mesmo dia, um protesto aconteceu em prol do clube gay Stonewall Inn, em Nova York. Na época, as leis contra homossexuais eram rígidas, e qualquer um que ousasse demonstrar afeto em público, sofriam as consequências.
O “Fat Tony” Lauria, fundou o Stonewall Inn, um clube privado, para fugir da regulamentação estadual que proibia homossexuais de consumir bebidas alcoólicas.
O confronto entre policiais e manifestantes nos EUA, ocorrido nesta data, em prol da defesa do clube gay, foi a luta para escapar da regulamentação estadual que proibia homossexuais consumir bebidas alcoólicas.
Houve a primeira invasão de policiais numa sexta-feira, 27. Policiais foram ao clube com o objetivo de destruir o bar. A confusão se estendeu para o sábado, dia 28, após passar da meia noite, e os manifestantes confrontaram os policiais, jogando objetos. Cerca de 2.000 pessoas se reuniram e gritaram frase como “poder gay”, “queremos liberdade agora” e “Christopher Street pertence às rainhas”. A Rua Christopher foi bloqueada por manifestantes.
As manifestações se estenderam por semanas. 21 pessoas foram presas durante os atos e uma morreu. Um ano após, milhares de pessoas voltaram à Greenwich Village para a primeira marcha do Dia de Liberação da Rua Christopher, dando início ao evento anual que é conhecido hoje como “Parada Gay”. (bahia.ba)