Assinatura do contrato de construção da Ponte Salvador–Itaparica terá prazo prorrogado

O prazo para a assinatura do contrato de concessão para a construção do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica será prorrogado por 90 dias, contados a partir do sábado (25).

Conforme a assessoria do Governo da Bahia, a decisão foi tomada em comum acordo entre as partes devido às dificuldades operacionais ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus.

Segundo informações do governo, este é um mecanismo possível na tramitação do processo de licitação. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (24), solicitada pelo Consórcio Ponte Salvador-Itaparica, que é formado pelas empresas estatais Chinesas CCCC e CR 20.

De acordo com o órgão, a solicitação de prorrogação foi feita ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), e não altera as condições ofertadas no leilão realizado em dezembro do ano passado, como preço e prazo da construção.

O governo informou que representantes do consórcio chinês e do órgão estadual se reúnem desde janeiro deste ano com o objetivo de implementar um conjunto de ações preparatórias que antecedem a elaboração do projeto, como o seu licenciamento e obtenção das autorizações necessárias para o início da construção da ponte.

Ponte Salvador–Itaparica

Segundo informações do governo da Bahia, a gestão e administração da ponte terá duração de 30 anos. A Bolsa de Valores informou que a ponte vai ser a segunda maior da América Latina, com 12,4 km.

Formado pelas empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation – CR20; CCCC South America Regional Company S.Á.R.L – CCCC SOUTH AMERICA e China Communications Construction Company Limited – CCCCLTD, o consórcio Ponte Salvador terá um ano para elaborar o projeto e outros quatro anos para construir o equipamento.

O investimento será de R$ 5,4 bilhões e o aporte do Estado será de R$ 1,5 bilhão. A previsão é que sejam gerados sete mil empregos durante a obra da ponte.

O equipamento está incluso no Sistema Viário do Oeste, que também contempla a implantação dos acessos ao equipamento em Salvador, por túneis e viadutos, e em Vera Cruz, com a ligação à BA-001, junto com uma nova rodovia expressa, e a interligação com a Ponte do Funil, que também será revitalizada.

A construção da ponte encurtará o tempo de deslocamento em cerca de 100 km.

Atualmente, a travessia para Itaparica é feita através de ferry boat, no Terminal de São Joaquim, em Salvador e pelas lanchas rápidas. Outra opção é usar a a BR-324 e ir sentido Recôncavo Baiano. (G1)

google news