Elefante-Marinho resgatado em Nova Viçosa embarca para ser devolvido ao mar

Foto: Divulgação

Após passar seis meses no Centro de Reabilitação do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), em Salvador, o elefante-marinho, carinhosamente apelidado de Frida, resgatado na praia de Nova Viçosa em fevereiro deste ano, embarcou nesta quinta-feira (25) para Florianópolis, em uma aeronave da Força Aérea Brasileira, para ser devolvido ao mar. O mamífero foi acompanhado por duas veterinárias do instituto para monitorar a hidratação e o estresse do animal durante a viagem.


Durante o período em que permaneceu no IMA, Frida, que tem idade estimada de um ano, cresceu e triplicou de peso. Com 180kg e 1,80 m, o animal marinho precisou de uma caixa especial para ser transportado com segurança até o destino final. “Em Florianópolis, ela será recebida pela ONG R3 Animal, que cuidará de Frida durante uma semana, até a soltura no mar”, explicou a veterinária Joana Ikeda.


Frida foi transportada em uma caixa de madeira, confeccionada exclusivamente pelo Senai Cimatec, seguindo as recomendações da International Air Transport Association (IATA), para essa espécie de animal. “Foi a primeira vez que elaboramos um projeto para resgate animal. Aceitamos o desafio por entendermos a importância de devolver o elefante-marinho ao seu habitat”, informou Tarso Nogueira, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários.


O transporte foi acompanhado pela Transalvador e pelo Grupo Especial de Proteção Animal, da Guarda Municipal. (BN)

Veja mais notícias no vozdabahia.com.br e siga o site no Google Notícias

google news