Estudo indica que 3,46 milhões de quilômetros de estradas cortam Amazônia Legal

Extensão equivale a nove vezes a distância entre a Terra e a Lua

Um mapeamento inédito feito a partir de inteligência artificial estimou a presença de 3,46 milhões de quilômetros de estradas cortando a Amazônia Legal — desses, mais de 3 milhões não são vias oficiais. A extensão equivale a nove vezes a distância entre a Terra e a Lua (384.400 quilômetros). A informação é da Folha de S. Paulo.

Consideradas um dos principais vetores do processo de desmatamento e de queimadas, são vias construídas por madeireiros, garimpeiros, grileiros, além de proprietários de terra — muitas vezes a partir de rodovias oficiais. Elas cortam, em muitos casos, florestas ainda preservadas em terras públicas, unidades de conservação e terras indígenas.

A reportagem traz a estimativa feita em um artigo publicado no periódico especializado Remote Sensing, no início do mês, por pesquisadores do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia). Os autores trabalharam com um algoritmo elaborado para detectar estradas rurais a partir de imagens de satélite referentes ao ano de 2020.

As bases de dados oficiais do governo federal apontam para a existência de somente 39 mil quilômetros de estradas na Amazônia, sendo 25 mil quilômetros estaduais e 14 mil quilômetros federais. São as chamadas estradas oficiais. (Metro1)

Veja mais notícias no vozdabahia.com.br e siga o site no Google Notícias

google news