Fachin recebe advogado da campanha de Bolsonaro após ataques às urnas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após o presidente Jair Bolsonaro (PL) promover um encontro com embaixadores e repetir ataques às urnas eletrônicas, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, recebeu na sexta-feira (22) o advogado responsável pela campanha à reeleição de Bolsonaro, Tarcísio Vieira, para tentar acalmar os ânimos e diminuir a pressão.

Embora o evento com os embaixadores não tenha sido tema da conversa, o encontro foi pautado, em grande parte, em torno da segurança das urnas.

De acordo com a CNN, num gesto para aliviar a tensão com o Palácio do Planalto, Fachin fez uma espécie de balanço de sua gestão à frente do TSE, destacando, principalmente, a atuação para garantir a integridade e fiscalização das urnas eletrônicas. O ministro deixa a presidência da Corte no dia 16 de agosto, quando passa o posto a Alexandre de Moraes.

No encontro, que durou cerca de uma hora, o ministro entregou a Vieira um documento com os detalhes das medidas implementadas e afirmou que, nesta reta final de sua gestão, vai se concentrar no debate sobre a segurança no dia das eleições. O ministro falou sobre o grupo de trabalho criado para atuar na área.

O presidente do TSE afirmou ao advogado que o grupo vai atuar em três linhas: segurança dos servidores, servidoras, colaboradoras, colaboradores, mesários, mesários e todas pessoas que trabalham nas eleições; conversas com autoridades de segurança pública sobre segurança de candidatos e candidatas; e diálogos com advogados e advogadas das campanhas.

Neste último ponto, Fachin disse a Vieira que pretende reunir presidentes dos partidos que estão na corrida presidencial para debater a segurança durante o período eleitoral. (bahia.ba)

google news