Globo troca trilha de abertura da Tela Quente por problemas com direitos autorais

O compositor da marcante música original, Evaldo Santos, processa a emissora em busca de reconhecimento e remuneração pelo trabalho

Foto: Divulgação

Uma briga por direitos autorais fez a TV Globo mudar a trilha sonora da vinheta de abertura da “Tela Quente”, sessão de filmes exibida pela emissora nas noites de segunda-feira desde 1988. Agora, uma música mais genérica ilustra a chamada. 

O caso — O músico e arranjador Evaldo Santos, que foi funcionário da Globo entre 1988 e 2003, entrou com processo contra a empresa em 2004, em busca de reconhecimento e remuneração pelas trilhas que criou, incluindo a do “Tela Quente”

De acordo com a coluna F5, do jornal Folha de SP, a ação, que correu no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e parou no Superior Tribunal de Justiça, instância que ainda não deu uma decisão final sobre o assunto, foi vencida pelo ex-funcionário em todas as etapas. A Globo, porém, alega que repassava os direitos da música para Evaldo por meio do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).

No entanto, nos últimos meses, houve um desacordo entre Santos e a Globo na ação e, por prudência, veio o pedido para que se retirasse a música do ar. A direção da emissora acatou o pedido jurídico e colocou uma nova trilha original, criada pela emissora — não se sabe por Inteligência Artificial, mas, se não, certamente por outro músico. Agora, mesmo que haja um acordo no futuro, a trilha de Evaldo Santos não deve retornar.

google news