MDB de Ricardo Nunes pede investigação por Lula pedir votos para Boulos em SP

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O diretório municipal do MDB de São Paulo divulgou nota nesta quarta-feira (1º) para afirmar que vai pedir à Justiça a aplicação de multa e ao Ministério Público de São Paulo (MPSP) que investigue o fato de o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter pedido votos para Guilherme Boulos (PSol) durante evento em Itaquera, na zona leste da capital paulista. A informação é de uma reportagem do Metrópoles.

Guilherme Boulos é pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, assim como o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). Durante o evento em Itaquera, o chefe do Palácio doa Planalto afirmou ao público que “ninguém derrotará” Boulos se “vocês votarem” no deputado “para prefeito de São Paulo nas próximas eleições”. “Eu vou fazer um apelo: cada pessoa que votou no Lula em 1989, 1994, 1998, 2002, 2006, em 2010, em 2022, tem que votar no Boulos para prefeito de São Paulo”.

O Metrópoles aponta que o advogado do diretório municipal do MDB de São Paulo, Ricardo Vita Porto, afirmou em nota que o partido, num primeiro momento, vai promover as medidas jurídicas cabíveis, buscando “a aplicação de multa ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e ao pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PSol, Guilherme Boulos, por propaganda eleitoral antecipada, uma vez que houve pedido expresso de votos, durante o ato de 1º de Maio, na capital”.

De acordo com Porto, em paralelo, também será pedida ao MPSP a abertura de inquérito para a apuração dos valores gastos com o evento, incluindo os públicos, além de uso da estrutura sindical com o objetivo de promover uma candidatura.

“Verificada a ocorrência de abuso do poder econômico e de autoridade, deverá ser ajuizada investigação judicial eleitoral, que poderá resultar na decretação de inelegibilidade a Lula e a cassação da candidatura de Boulos, na qualidade de beneficiário consentido da conduta vedada”, afirma a nota do MDB.

google news