Nicarágua rompe relações diplomáticas com a Holanda

Medida foi anunciada após presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, dizer que não quer manter vínculos diplomáticos com o país

A Nicarágua decidiu nesta sexta-feira (30) suspender suas relações diplomáticas com a Holanda. O comunicado, emitido pelo Ministério das Relações Exteriores, utilizou os termos “intervencionista e neocolonialista” para descrever o posicionamento do país.

A medida foi anunciada após o presidente Daniel Ortega dizer, em evento oficial, que não quer manter vínculos diplomáticos com a Holanda. Segundo o texto, a Nicarágua informou a intenção de “descontinuar imediatamente as relações diplomáticas” entre as duas nações e também que a Holanda “ofendeu e segue ofendendo famílias nicaraguenses”.


“Não queremos relações com este governo intervencionista”, declarou Ortega. A reação do presidente se deu após uma visita da embaixadora holandesa para a América Central, Christine Pirenne, à capital Manágua, na quinta-feira. Na ocasião, Pirenne informou que a Holanda não financiará a construção de um hospital no país, o que irritou o presidente.


Autoridades haviam determinado, no começo da semana, que o embaixador da União Europeia era persona non grata na Nicarágua e disseram que o país não aceitaria o novo embaixador apontado pelos Estados Unidos. O ato subiu a temperatura das relações entre o presidente Daniel Ortega e a comunidade internacional. (Metro1)

google news