Príncipe saudita que presenteou Bolsonaro com joias desmarca reunião com Lula

Pivô do escândalo do esquema internacional de desvio, Mohamed Bin Salman alegou que houve uma ‘situação de urgência na delegação’

Foto: Reprodução

O príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohamed Bin Salman Al Saud, cancelou, neste sábado (9), uma reunião bilateral que teria com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Sem muitos detalhes, a Presidência da República informou que o motivo do cancelamento seria uma “situação de urgência na delegação saudita”.

Durante a gestão Jair Bolsonaro (PL) ofereceu joias milionárias ao então presidente e à primeira-dama, Michele. Em um caso que é investigado por um esquema internacional de desvio de bens oficiais. Desde então, duas reuniões entre o Brasil e o país já foram marcadas e, posteriormente, canceladas.

Em junho, Lula desmarcou uma conversa em Paris, alegando “cansaço”, apesar disso, o petista afirmou que era desejo dele remarcar essa conversa, o que aconteceria hoje, em paralelo ao G-20. Aliados do Planalto afirmam que esse alinhamento poderia representar um risco à imagem do brasileiro, já que o príncipe é acusado de cometer crimes contra os direitos humanos em sua gestão. (metro1)

google news