SAJ: Prefeito vai criar um conselho para decidir se vai abrir o comércio e comenta sobre a flexibilização dos impostos

-
Prefeito Rogério Andrade / Foto: Voz da Bahia

Na tarde desta quarta-feira (01), o prefeito de Santo Antônio de Jesus, Rogério Andrade (PSD), em uma coletiva com a imprensa esclareceu os últimos assuntos relacionados a sua gestão, comércio e a prevenção ao covid-19. A reabertura do comércio foi uma das pautas principais e uma preocupação da população, mesmo já com o prazo do decreto podendo vir a terminar, ou não, nesta segunda-feira (06).

COMÉRCIO VOLTA A FUNCIONAR NA SEGUNDA 06/04?

Segundo o prefeito, a possibilidade de se prolongar esse decreto vai resultar do agravamento dessa crise, “tudo vai depender do andar da carruagem, hoje se você me perguntar por exemplo sobre o São João, eu vou lhe dizer que cada vez está mais difícil que aconteça, mas eu aprendi na minha vida que a gente só toma as decisões quando o momento exige, quando o momento não exige não tem porque se tomar decisão”, disse.

CONSELHO DE CALAMIDADE:

O atual gestor ainda esclarece que será criado um conselho baseado na Lei Orgânica Municipal, “tem um artigo que diz, que o prefeito pode nos momentos de calamidade pública, criar um conselho comunitário para auxiliá-lo nessas decisões, então nós iremos hoje ainda, no máximo até amanhã publicar no Diário Oficial do município a criação de um conselho e no próprio regimento vai dizer quem irá compor e nós queremos convidar essas representatividades e criar esse conselho para que nós possamos compartilhar as decisões daqui para frente”, expôs.

CUIDAR DA SAÚDE:

Ainda durante a coletiva, Rogério Andrade informa que sua prioridade é cuidar da saúde de todos os moradores, “aqui em Santo Antônio de Jesus a nossa decisão desde o primeiro momento é priorizar a preservação da saúde dos nossos moradores. Essa é a minha responsabilidade, cuidar de todos, do rico e do pobre, cuidar do patrão, mas também cuidar do empregado, cuidar do empresário, mas também cuidar do trabalhador, então não existe essa distinção, todas as nossas vidas são preciosas, independente de classe social”, informa.

PRORROGAÇÃO DO FECHAMENTO DO COMÉRCIO:

Sobre uma possível prorrogação do fechamento do comércio, Andrade esclarece que prefere não tomar nenhuma decisão antes da convocação desse conselho, “eu prefiro nesse momento aguardar a reunião desse conselho, até porque se eu me antecipar em qualquer posicionamento perde a razão de haver esse conselho. Esse conselho será composto por entidades religiosas, além da ACESAJ (Associação Comercial e Empresarial), Rotary Club, Maçonaria, membros do Poder Legislativo, do MP (Ministério Público), enfim, é um conselho representativo. Então, gostaria de compartilhar os próximos passos com pessoas que assim como eu, tem responsabilidade com as classes e torcem para o Santo Antônio de Jesus”, garantiu.

SOLICITAÇÃO DA ACESAJ SOBRE IMPOSTOS:

Questionado pelo Voz da Bahia sobre as solicitações da ACESAJ para facilitar os pagamentos e até prorrogação de impostos (relembre aqui), o gestor pontuou que dentro do possível deverá flexibilizar essas questões, “é importante lembrar a população que em 2018 não revisamos a Planta Genérica e em 2019 não revisamos, agora em 2020 também não, e a cada ano que passa a prefeitura dá um desconto de mais de 2,5% para aquelas pessoas que pagam o seu IPTU dentro do prazo, esse ano o desconto já chegou em 27% e independente de crise nos outros anos nós costumamos flexibilizar. Esse ano mais ainda, estamos sentando com a nossa equipe da secretaria da fazenda para poder buscar a melhor maneira para o município, ao mesmo tempo continuar honrando com as nossas obrigações. Temos muitas coisas para honrar, às situações essenciais, por exemplo: ontem eu paguei dentro do prazo, do mês a Folha de Pagamento dos nossos servidores sem atrasar um dia. Nós temos centenas de obrigações, como o próprio comerciante tem, a partir do momento que ele fecha o comercio dele, passa a ter inúmeras dificuldades. No momento que o município deixa de arrecadar os tributos é claro que a administração passa a ter muitas dificuldades para honrar com todos os seus compromissos. É um momento que todos vão passar por dificuldades: a prefeitura, a imprensa, os músicos cancelam suas agendas, a motorista do transporte alternativo, a indústria, às igrejas, é um momento que todos vão passar por dificuldades, mais com fé em Deus haveremos de superar esse momento. Agora, é importante para toda cidade, que o município fique de pé, mantenha o mínimo de saúde financeira. Ontem por exemplo: ao pagar o salário do servidor rigorosamente em dia, ao antecipar o recurso do cartão SAJ Cidadão estamos injetando dinheiro na economia local, fica aí o papel fundamental da prefeitura neste processo”, finalizou.

Reportagem: Voz da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui