Terceiro pinguim é encontrado em Salvador em menos de uma semana

Um pinguim foi visto na praia de Coutos, no subúrbio de Salvador, no sábado (23). — Foto: Divulgação/GCM

Um pinguim foi visto na praia de Coutos, no subúrbio de Salvador, no sábado (23). Segundo o Corpo de Bombeiros, é o terceiro animal da espécie, que foi resgatado, na capital baiana, no intervalo de seis dias.

O pinguim foi resgatado por equipes do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador. Os outros dois casos aconteceram no dia 18 de julho, nas praias da Barra e Paripe.

Neste e nos outros dois casos, os animais foram encontrados por banhistas, que acionaram a GCM para fazer o resgate e o encaminhamento para os órgãos competentes.

Segundo o supervisor do GEPA, Robson Pires, esse período é comum o aparecimento de pinguim nas praias de Salvador, que se perdem, e chegam na costa cansados e com fome.

De acordo com Robson Pires, ao encontrar um pinguim, a pessoa deve acionar imediatamente o GEPA, através do número 71 3202-5312 e não tentar devolver o animal a água ou tentar alimentá-lo.

O biólogo José Amorim explicou que ocorrências deste tipo podem acontecer por causa das ondas migratórias.

José Amorim detalhou que esses animais saem da Patagônia, no extremo sul da América do Sul, e chegam à costa baiana por causa de correntes marinhas indevidas durante o percurso.

“Eles navegam milhares de milhas náuticas, chegam aqui cansados, com fome, precisando de cuidados, muitas vezes. O animal já chega estressado, com estado de saúde bem debilitado. O que deve se fazer é chamar o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e vai ser dado o devido fim”, disse. (G1)

google news