A partir de acordo entre o Sindicato dos Comerciários e o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), firmado nesta quinta-feira (29), ficou decidido que as lojas de Salvador vão abrir no próximo sábado (1º), quando será celebrado o Dia do Trabalhador. A negociação também garantiu a abertura do comércio no feriado de Corpus Christi, no dia 3 de junho.
As partes também concordaram que não haverá trabalho no dia 18 de outubro, uma segunda-feira, que será dedicada ao Dia do Trabalhador Comerciário. O presidente do sindicato laboral, Renato Ezequiel, comemora o resultado.
Feira de Santana:
Apesar do comércio não funcionar por conta do feriado do Dia do Trabalho neste sábado, 1º de maio, os bares e restaurantes podem abrir até as 20h30. Já os shopping centers dependem do consenso entre os sindicatos. Se houver, podem funcionar das 10h às 20h30. As informações são do procurador-geral do Município, Moura Pinho.
A venda de bebida alcóolica está proibida em quaisquer estabelecimentos durante o Toque de Recolher, das 21h às 5h, na sexta, sábado e domingo.
Santo Antônio de Jesus:
Os supermercados de Santo Antônio de Jesus não vão abrir neste sábado (1) data em que se comemora o Dia do Trabalhador.
O fechamento está previsto na Lei Municipal estabelecida pelo Sindicado dos Empregados do Comercio de Santo Antônio de Jesus, onde fica vedado o funcionamento também nas datas de Sexta-Feira Santa, dia de São João (24 de junho), dia de Natal (25 de dezembro) e no dia de Ano Novo (01 de janeiro).
A proibição do funcionamento de comercio varejista e atacadista, além de supermercados, também está prevista no último Decreto Municipal publicado em Diário Oficial (veja).
Veja o Oficial Circular: