Foto: mabe123/Thinkstock/Getty Images
1. Você toma banho com elas
Pense em suas lentes de contato como Gremlins: você não deve molhá-las. Nunca. Isso porque a água pode fazê-las inchar e mudar de formato, favorecendo arranhões na córnea. “Além disso, o chuveiro contém micro-organismos que podem causar infecções”, alerta Lisia Aoki, oftalmologista do Hospital das Clínicas de São Paulo.
2. Você faz esportes sem ouvir às recomendações
Esportes aquáticos não devem ser praticados com elas, mesmo com óculos de natação. É que a piscina tem um potencial ainda maior que o chuveiro para causar problemas, visto que o ambiente é compartilhado e tratado com substâncias químicas. Durante o boxe também é proibido o uso de lentes de contato – imagine o que pode acontecer ao ser impactada bem na região dos olhos… “Já no karatê, é permitido o uso das gelatinosas”, comenta a especialista.
3. Você negligencia a dieta
Todo mundo conhece aquela sensação de ressecamento que as lentes causam ao fim de um dia longo. Para evitar o problema, aposte em alimentos ricos em vitamina A. “Esse nutriente é essencial para o bom funcionamento das células da retina e da glândula lacrimal”, conta Lisia. Então reforce o consumo de cenoura, batata-doce, brócolis, tomate, espinafre e couve e diga adeus ao olho seco.
4. Você monta o make na ordem errada
Regra de ouro: coloque a lente de contato antes de começar a se maquiar. Quando chegar em casa, ela será a prioridade também. “Primeiro a lente, depois o demaquilante e a água”, diz a especialista. Caso contrário, você acaba transferindo parte do make para dentro dos olhos, contaminando o produto.
5. Você adora um ar condicionado
Por si só, o ar condicionado já favorece a irritação. Se você usa lentes de contato, pior ainda. “O aparelho diminui a umidade do ar, podendo levar a sintomas de olho seco em pessoas mais sensíveis”, alerta Lisia. Então nada de ficar trancada em ambientes fechados com o ar no máximo por horas seguidas – melhor dar uma volta de vez em quando e deixar que seus olhos respirem. (BF)