Frequentadores da Bienal do Livro fizeram neste sábado (7) protestos contra a ordem do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, de apreender exemplares do romance gráfico “Vingadores, a cruzada das crianças” (Salvat), que tem a imagem de um beijo entre dois personagens masculinos.
Várias bandeiras com o símbolo do arco-íris foram erguidas em vários pontos do Rio Centro. Perto da Arena #Semfiltro, que tinha como tema ‘Literatura arco-íris’, alguns casais do público fizeram um beijo simultâneo.
“Essa questão do Crivella, não tem como não falar. Fiquei muito triste, porque me senti pessoalmente atacado. E é realmente um ataque. Mas não durou dez minutos porque quando eu vi a reação das pessoas dizendo ‘não, não é assim que funciona, estamos juntos e não vamos ceder’, isso que foi o mais forte”, disse o autor Vinicius Grossos, que participava do espaço.
Um grupo maior também gritou “Fora Crivella” e “Não vai ter censura”, enquanto percorria o espaço entre os estandes.
Também neste sábado, uma decisão judicial permitiu a apreensão de livros com temática LGBT voltada para o público infanto juvenil sem lacre e avisos.
Fiscais da Prefeitura voltaram ao Rio Centro neste sábado – eles já tinham feito uma fiscalização no local na sexta – mas até 19h45 não tinham chegado a percorrer os estandes. (G1)