Atendendo a chamado pelo disk-denúncia, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro, juntamente com uma Guarnição do 1° Pelotão da CIPPA-PS deslocaram-se para a Zona Rural do distrito de Monte Pascoal, numa localidade conhecida como Barra Velha na divisa dos municípios de Itabela e Porto Seguro, para averiguar denúncia da existência de armas de caça e animais silvestres abatidos na localidade.
Ao localizar o endereço, os fiscais e agentes identificaram o responsável pela casa, que foi flagrado criando 13 pássaros da fauna silvestre nativa de forma irregular. A operação foi realizada dia 17/09/2019, por volta das 14h, e ao ser indagado sobre a existência, naquele local, de animais silvestres abatidos, resultado da prática de caça, o infrator negou, afirmando que não caçava. Porém, quando perguntado sobre a existência de arma de fogo naquela casa, o mesmo confirmou possuir 02 armas, entregando-as aos policiais.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao mesmo e encaminhado para a Delegacia Territorial (DT) de Itabela, com as duas armas, onde foi lavrado o flagrante por posse irregular de arma de fogo. Durante a ação foram apreendidos: 01 revólver marca Taurus, cal. 32; 01 espingarda cuja marca estava ilegível, cal. 32; 08 cartuchos cal. 32 do revólver; 08 cartuchos cal. 32 da espingarda.
Entre os pássaros apreendidos estavam: 04 canários da terra; 01 periquito; 01 sofrê; 02 azulões; 01 coleiro; 02 cigarras; 01 trinca ferro; 01 chorão, além de 13 gaiolas. Os 13 pássaros com as 13 gaiolas apreendidas no local foram encaminhadas ao CETAS sob os cuidados do IBAMA, onde passarão por triagem, para posterior devolução à natureza em seu habitat natural. Ainda durante a ação foi resgatado um filhote de bicho preguiça que também foi encaminhado ao CETAS. (Via41)