Um empresário de Santo Antônio de Jesus teve a conta de seu WhatsApp clonada. Uma das vítimas que não quis se identificar, percebeu o fato ao ser questionado pelos seus amigos e familiares do motivo pelo qual estava solicitando dinheiro por meio de mensagens no aplicativo.
Esse crime consiste em roubar o número de telefone das vítimas para acessar as contas no mensageiro e disparar conversas falsas.
Segundo informações adquiridas pelo Voz da Bahia, um amigo recebeu uma mensagem através do whatsApp da vítima, em que os bandidos passaram um número de uma conta solicitando um depósito no valor de R$ 900 reais o qual foi feito. “Eu achei que fosse meu amigo, já que o número era dele precisando de dinheiro, não pensei e fiz o depósito”, disse.
Além do empresário, outras pessoas da cidade já tiveram seu número clonado.
Especialistas informam que ao invadir uma conta de WhatsApp, os falsários têm acesso a todo o histórico de conversas, grupos e contatos que pode incluir dados pessoais e detalhes que só as vítimas sabem. Isso torna os pedidos de transferência de dinheiro mais convincentes, “cheguei a depositar cerca de R$ 900 acreditando que seria para um amigo”, relatou.
Ainda de acordo especialistas, o golpista vai identificar quem são os parentes, quem são os amigos mais próximos e vai se aproveitar destas informações para fazer o golpe mais efetivo e realmente a pessoa nem se questionar, “no primeiro momento, não fazer o depósito imediato, faça contato com a pessoa através de outro meio. Certifique-se primeiro se é verdade ouse é mais um golpe”, explica o especialista.
Reportagem: Voz da Bahia