Comemorando 5 anos de existência, a Marcha do Empoderamento Crespo (MEC) ganhará as ruas do centro da cidade neste sábado (30), às 13h na praça do Campo Grande. Fazendo parte do calendário de lutas em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, a Marcha, que nos anos anteriores já levou mais de 30 mil pessoas para as ruas de Salvador, volta este ano referenciando o passado e o presente com homenagens a mulheres negras que fizeram história.
A Marcha invade as ruas com o tema “A Força do Empoderamento Crespo – Meia Década de Ancestralidade, Continuidade e Luta”, reforçando a importância deste coletivo e de suas ações para mulheres, homens, jovens e crianças negras, durante estes anos.
A Marcha do Empoderamento Crespo foi criada, em julho de 2015, pela iniciativa e união de um grupo de mulheres negras auto-organizadas em torno da pauta estética entendida como ato político e como importante ferramenta na luta antirracista.
Este coletivo atua com uma luta contínua contra iniquidades de gênero, de raça, sexualidade e de suas intersecções e realiza diversas atividades em toda a cidade. A principal atuação da MEC é nas escolas, realizando rodas de conversa e capacitações, com o objetivo de instrumentalizar a juventude negra, ajudando na formação de sua identidade, transformando ideias e mentiras construídas pelo racismo.
De acordo com Ivy Guedes, uma das fundadoras da MEC, destacou que o principal é promover a lita antirracista. “nos colocamos no front da luta antirracista, ocupando e propondo eventos de cunho formativo e político em diferentes espaços, onde as crianças, a juventude e as mulheres negras são maioria. Buscamos um discurso não antiteórico, mas um discurso que transgrida fronteiras e faça ponte entre as comunidades periféricas e os direitos humanos.”
(Bocão News)