A Frente Parlamentar da Agropecuária prepara uma cartilha para entregar a líderes partidários na próxima semana com dados sobre o aumento do preço da carne. De acordo com a coluna Painel, da Folha, a ideia é explicar os motivos da alta e evitar que as críticas hoje direcionadas ao governo cheguem a produtores e frigoríficos.
Nos últimos meses, o setor se engajou para que os chineses liberassem a exportação de carne ao país e 38 frigoríficos obtiveram autorização para vender àquele país, enquanto mais de 70 estão na fila de espera. Segundo a FPA, a procura externa é tão alta que quem já tem a certificação de exportação está comprando carne de quem ainda está na fila. Isso ajudaria a explicar o aumento do preço no mercado interno.
Ainda segundo a coluna, na avaliação de um integrante da FPA, o aumento no consumo dos chineses é temporário, pois eles buscarão fornecimento em mercados concorrentes. A expectativa de produtores é a de que o preço deva começar a ceder por volta de fevereiro. (Metro1)