Internautas procuram o Voz da Bahia para denunciar aglomerações no Centro de S. A. de Jesus

Foto: Voz da Bahia

Após os decretos municipais de fechamento do comércio para impedir aglomerações do Centro de Santo Antônio de Jesus, com objetivo e evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) (reveja aqui); internautas do Voz da Bahia denunciaram na manhã desta quinta-feira (9), diversos pontos de aglomeração de pessoas no município, principalmente de idosos, demonstrando uma falta de preocupação com a saúde pública.

“A prefeitura fechou o comércio agora não vejo ela coibir essas aglomerações na qual ela sempre pede para não ter, a lei só vale para o comércio? Estamos fechados e a quantidade de gente no Centro da cidade é muito grande, e ainda há muitos idosos que não eram para estar ali”, desabafou um empresário que não quis se identificar.

SECRETÁRIO DE SAÚDE:

Ontem, o Voz da Bahia conversou com o secretário de saúde, Dr. Leandro Lobo e o questionou sobre essas aglomerações de pessoas nas ruas do Centro, ele disse que a sua pasta tem poder de policia, “a Saúde juntamente com a Vigilância Sanitária criou uma escala que vai funcionar de domingo a domingo com vários integrantes nomeados do poder público para com esse poder partir para as instituições como bancos e lotéricas e recriminar as aglomerações. Por exemplo, uma agência bancária que não entender que o momento requer cautela, isolamento, a lei do distanciamento, barreiras, será punida. É necessário a gente entender e o público também aspirar que esse isolamento precisa ser cumprido devidamente, protegendo a si e ao próximo. Se esses critérios não forem observados, a gente vai cumprir com o poder de policia e notificar drasticamente interrompendo aquela atividade”, desabafou.

Comportamentos individuais recomendados

  • Ao tossir ou espirrar, deve-se utilizar o antebraço ou um lenço, que deve ser descartado.
  • Lavar as mãos com frequência e ficar em casa se estiver doente.
  • As máscaras são indicadas para pessoas que estão doentes, têm contato domiciliar com doentes e para os profissionais de saúde.
  • Evitar apertos de mão, não compartilhar alimentos e bebidas, aumentar a distância social, reduzir a exposição a lugares lotados.
  • Idosos e doentes crônicos devem evitar locais com aglomeração: cinema, shoppings, shows e viagens.
  • Mudar rotina no transporte público.
  • Fazer exercícios ao ar livre. Academias podem estimular horários alternativos e reforçar higiene de equipamentos.
  • Comprar suprimentos que devem estar sempre à mão, para evitar sair se ficar doente ou precisar cuidar de alguém doente. Ao mesmo tempo, fazer isso de forma racional e evitar compras desnecessárias.
  • Quem usa medicamentos contínuos deve pedir prescrições com validade mais prolongada, para evitar ter que ir a uma unidade de saúde no período entre o outono e o inverno.
  • Fazer compras fora do horário de pico.

Reportagem: Voz da Bahia

google news