Com o impacto da crise do coronavírus, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil teve um tombo histórico de 9,7% no 2º trimestre, na comparação com os três primeiros meses do ano. Os dados foram divulgados hoje (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com o resultado, a economia brasileira entra oficialmente em recessão técnica, situação caracterizada por dois trimestres consecutivos de queda do nível de atividade.
É a redução mais intensa desde que o IBGE iniciou os cálculos do PIB trimestral, em 1996. Até então, o maior tombo já registrado tinha ocorrido no 4º trimestre de 2008 (-3,9%). Na comparação com o 2º trimestre de 2019, a queda foi ainda maior, de 11,4%.
Ainda segundo o IBGE, o resultado do 1º trimestre foi revisado para uma queda de 2,5%, ante leitura anterior de recuo de 1,5%.
O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. Em valores correntes, o PIB do segundo trimestre totalizou R$ 1,653 trilhão. (Metro1)