Pesquisadores de diversos institutos e universidades da Suíça e da Espanha identificaram uma nova variação do novo coronavírus na Europa. A nova versão do Sars-CoV-2, batizada de 20A.EU1, surgiu em junho, no início do verão europeu.
De acordo com informações do G1, os especialistas não souberam informar se a nova onda de casos na Europa está relacionada à mutação do vírus. No entanto, a contaminação começou na Espanha e se espalhou por vários países.
Conforme a pesquisa, divulgada em plataforma de pré-print, o vírus tem aparecido em frequência acima de 40% entre os infectados em território espanhol desde julho. Fora da Espanha, se manteve em níveis mais baixos até 15 de julho, mas depois variou entre 40% e 70% em setembro na Suíça, Irlanda e Reino Unido. Essa mesma mutação foi encontrada na Noruega, Letônia, Holanda e França.
O texto ainda não foi revisado por outros especialistas. A pesquisa foi desenvolvida por cientistas das universidades de Basel, na Suíça; do Instituto Suíço de Bioinformática; do ETH Zürich em Basel; do Instituto de Biomedicina e da Universidade de Valência, na Espanha; e do Centro de Pesquisa Biomédica em Epidemiologia e Rede de Saúde Pública (Ciberesp, na sigla em espanhol), em Madri. (Bahia.Ba)