A etapa de Nazaré do campeonato de ondas gigantes da World Surf League (WSL), disputado nesta quinta-feira (10), teve domínio total do Brasil. No masculino, Lucas Chumbo faturou dois títulos do Nazaré Tow Surfing Challenge, em Portugal, enquanto Maya Gabeira venceu no feminino.
Chumbo levou o prêmio de Melhor Performance e o tricampeonato na Melhor Performance de equipes, ao lado do português Nic Von Rupp. Segundo o ge.globo, o pódio masculino foi completo pelo australiano Jamie Mitchell e pelo britânico Andrew Cotton.
“Fiquei muito feliz com minhas ondas e estou sempre querendo aprender mais para tentar melhorar meu surfe. Estou superfeliz por ter vencido o prêmio de melhor performance individual e de melhor time também com o Nic (Von Rupp). O melhor de tudo é que tivemos uma ótima conexão na água. Eu nem precisava dizer nada. Ele ficava escolhendo ondas incríveis para mim e eu apenas surfava. Depois, eu tentava fazer o mesmo para ele”, destacou Chumbo.
Já Maya Gabeira bateu Michelle des Bouillons na bateria final. “Foi um dia muito difícil, uma verdadeira montanha russa. Nós levamos uma surra do mar no início da nossa primeira bateria e senti uma sensação bem ruim na coluna. Antes da minha bateria, eu vi a Justine (Dupont) se machucar, depois o Antonio (Silva), agora o Jamie (Mitchell), então a vibe não estava muito boa lá dentro. Mas, apesar de todo o estresse, segui surfando e fiquei muito feliz por ter o Pierre (Caile) no jet-ski comigo. Ele arrasou e esta foi a minha primeira vitória individual aqui em Nazaré, onde dediquei a maior parte da minha vida”, disse a brasileira.
O campeonato de ondas gigantes da WSL terá três eventos e 2022. As próximas edições serão em Nazaré – de novo – e no Havaí. Ambas devem ocorrer entre novembro deste ano e março de 2023. (BN)